Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 16 de junho de 2015
Em comemoração aos 150 anos do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou hoje, às 17h, ato solene no Plenário Ana Terra. A homenagem, proposta pelo vereador João Carlos Nedel contou com a presença do registrador titular da instituição, João Pedro Lamana Paiva.
Desde 5 de julho de 1865, a instituição trabalha com negócios imobiliários a partir de matrículas, registros, certidões e averbações, começando na hipoteca de escravos no século XIX até a presente era da internet . É o mais antigo da capital gaúcha e do Estado e hoje se localiza no Centro Histórico da cidade. Com o avanço na tecnologia, o Registro têm apostado em métodos inovadores como aparelhos de autoatendimento, proporcionando auxílio imediato ao cliente.
Segundo João Carlos Nedel, cabe ressaltar que uma pessoa só se torna proprietária do imóvel quando registra em seu nome no Registro de Imóveis, ratificando assim a necessária segurança jurídica resumida na famosa frase: “Quem não registra não é dono”.