Ícone do site Jornal O Sul

Campanha contra o bullying é lançada em Santa Cruz do Sul e quer trazer à tona discussões sobre o preconceito, o desrespeito e a violência dentro das escolas

Iniciativa tem como objetivo envolver pais, alunos, professores e a comunidade nas discussões sobre o problema. (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Santa Cruz do Sul  lançou na terça-feira (03), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder, a Campanha Bullying Não Tem Graça!. A ideia é construir uma grande mobilização, com a participação dos mais diversos setores da sociedade e trazer à tona discussões sobre o preconceito, o desrespeito e a violência dentro das escolas, situações que nos dias de hoje se revelam através do fenômeno conhecido como bullying.

A campanha acontecerá dentro das escolas, com distribuição de material informativo, apresentação de vídeo educativo e ações permanentes visando a prevenção e o combate.

Na opinião do professor Eduardo Saraiva, o fundamental na busca de soluções para o problema é o fortalecimento dos vínculos sociais. Para ele a reação muito individual e solitária que caracteriza grande parte dos episódios de bullying tende a agravar os casos, culminado até mesmo em episódios extremos como atentar contra a própria vida. “É uma trajetória de violência que se não trabalhada, aumenta, e tem efeitos devastadores como a evasão escolar e sobre a autoestima”, analisa.

Um ambiente que deveria proteger a criança e prepará-la para compreender e respeitar as diferenças, a escola, tem sido o palco dessa violência. O fato de muitos episódios acontecerem dentro da sala de aula, conforme mostrou levantamento quantitativo realizado pelas secretarias municipais de Educação e Comunicação, nas escolas de ensino fundamental da rede pública municipal, mostram que os alunos estão desamparados, no entendimento do professor Eduardo Saraiva. “Isso é desamparo. A criança sofre e ainda fica desamparada. Aí entra o papel de instituições importantes como a escola e a família”, ressaltou.

Programação

As atividades previstas dentro da campanha serão realizadas de 3 de outubro a 14 de dezembro e têm como objetivo envolver pais, alunos, professores e a comunidade nas discussões acerca do problema.  Um conjunto de oito banners gigantes, retratando as diferentes formas de bullying, vai percorrer, por meio de uma exposição itinerante, as escolas de ensino fundamental até o final do ano.

Durante a cerimônia de lançamento foi exibido o vídeo institucional, em forma de animação, explicando de forma didática o que é o bullying e suas manifestações. O audiovisual deverá ser utilizado de forma intensa dentro das salas de aula, enquanto durar a campanha. Para o encerramento da campanha, marcado para o dia 14 de dezembro, na Praça da Bandeira, está confirmada a apresentação da Orquestra de Brinquedos, de Porto Alegre. Nesse dia também será realizada uma rústica e haverá blitz educativa.

Sair da versão mobile