A campanha do candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva deve começar a adotar a cor branca nos atos na tentativa de conquistar os eleitores indecisos e evitar uma alta abstenção no segundo turno das eleições.
O ato marcado para esta quarta-feira (12), em Salvador, na Bahia, usa o slogan “pelo amor e pela paz, vamos usar branco”. De acordo com interlocutores da campanha, há um esforço para que grande parte dos próximos eventos use a cor neutra, na tentativa de fazer com que indecisos se identifiquem com um movimento apartidário.
A equipe da candidata emedebista no primeiro turno, Simone Tebet, tem auxiliado a campanha de Lula no esforço para conquistar os indecisos.
A taxa de abstenção no primeiro turno das eleições deste ano chegou a quase 21% do eleitorado, o maior número de eleitores que não compareceram ao primeiro turno desde 1998.
Carta aos evangélicos
Interlocutores da campanha de Lula afirmaram que o candidato deve assinar, nos próximos dias, uma carta dedicada aos evangélicos, eleitorado considerado decisivo no segundo turno.
O candidato petista tem recebido sugestões nos últimos dias e, segundo fontes, foi convencido sobre a importância da carta na competição pelo Palácio do Planalto.
Representantes do Movimento dos Evangélicos Progressistas de partidos aliados apresentarão uma proposta de carta reafirmando o “compromisso com a liberdade religiosa, liberdade de culto, e pleno respeito e cumprimento do disposto no Código Civil”.
Após o primeiro turno, políticos aliados a Lula passaram a defender uma manifestação aos evangélicos após o primeiro turno.