Quinta-feira, 10 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 9 de março de 2021
Ao completar em março 15 anos de atuação no Rio Grande do Sul, a organização não governamental Mulher em Construção realiza a campanha “Desconstruindo Preconceitos para Reconstruir Vidas”. A iniciativa tem por objetivo auxiliar mães e outras trabalhadoras em situação de vulnerabilidade socioeconômica e cuja situação financeira piorou com a pandemia de coronavírus.
“Vista a camiseta, apoie uma reforma e ajude mulheres a conseguir emprego na construção civil”, propõe a entidade. A ideia é simples e com amplo potencial de impacto positivo: proporcionar cursos de capacitação e mutirões de reforma em espaços residenciais e empresariais, para que elas obtenham uma fonte de renda e ainda possam melhorar o próprio imóvel onde vivem.
Cada turma conta com uma trabalhadora experiente nesse tipo de tarefa e quatro colegas afastadas da prestação de serviços – algumas são, inclusive, chefes-de-família. Após receberem fundamentos teóricos e práticos, as participantes realizam reparos em alvenaria, elétrica e hidráulica, de forma supervisionada pela líder da equipe.
Ao mesmo tempo em que deixam melhorias na casa, elas aperfeiçoam técnicas para aplicar onde moram e também para prestar serviço remunerado a terceiros. Nessa primeira fase, duas casas serão reformadas. A ideia é que cada uma delas ensine mais quatro mulheres da comunidade. Desta forma, muitas têm a chance de morar mais dignamente e sair da situação social de extrema pobreza.
Contribuição direta
Além de contratar o serviço, qualquer pessoa pode ajudar a campanha de forma direta, por meio de contribuição financeira. Doações a partir de R$ 130 dão direito a uma camiseta temática, estampada com a frase “Des Construir Re Construir – 15 anos Mulher em Construção”. Mais informações podem ser obtidas na internet, em mulheremconstrucao.dooca.store.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul