Renato Portaluppi já está em solo gaúcho para assumir o Grêmio. Com ele chega a memória do torcedor gremista da sua última passagem vitoriosa. O maior ídolo da história gremista, com direito a estátua na esplanada da Arena, inicia nesta segunda-feira (05), sua quarta passagem como técnico do clube.
E com a sua chegada existe um desafio: subir para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro da Série A.
Nas suas passagens anteriores, Renato tem objetivos cumpridos e conquistas expressivas de títulos. Na última delas, colocou fim a um jejum de 15 anos de conquistas, mas saiu desgastado pelos quase cinco anos no clube.
O comandante tricolor ainda chegou a ser vice-campeão brasileiro no ano de 2013 e também já brigou na parte de baixo da tabela três anos antes.
Conquistas, a partir de 2016
Sua última passagem foi a mais vitoriosa de Renato no comando da equipe gremista. Campeão da Copa do Brasil, Libertadores, Recopa, três campeonatos gaúchos, além de inúmeras vitórias em cima do Inter.
Vice-campeonato no Brasileirão de 2013
Renato foi chamado pelo então presidente Fábio Koff com quem tinha estreita relação ainda dos tempos de jogador. O técnico gremista alavancou a campanha no Brasileirão daquele ano com um time reconhecido pelo poder defensivo. Assim o comandante levou o time ao vice-campeonato brasileiro em 2013.
Da zona de rebaixamento ao G4
O pior cenário no qual Renato Portaluppi foi contratado ocorreu em 2010. O Grêmio lutava contra o rebaixamento sob o comando de Silas. A partir da chegada do ídolo, a campanha foi de recuperação e classificação para a Libertadores ao final da competição.