Sábado, 04 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Campanha de Trump sabe que debates podem beneficiar Kamala, dizem especialistas

Compartilhe esta notícia:

"Ele e sua equipe de campanha devem saber que o debate de terça-feira em nada ajudou, ante seu desempenho", diz especialista. (Foto: Reprodução)

O candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump descartou a possibilidade de outro debate presidencial contra a adversária Kamala Harris antes das eleições de novembro. Os rumores são de que os integrantes de sua campanha sabem que os debates podem acabar beneficiando a sua adversária, a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.

Ao contrário do que Trump sugeriu, de que “teria ganho o debate”, uma sondagem rápida feita pela tevê CNN sugeriu que 63% dos telespectadores viram um desempenho melhor de Kamala, contra 37% para o republicano. Outro levantamento do instituto YouGov mostrou que 43% dos entrevistados acreditam que Kamala venceu o debate contra 37% para o adversário.

Allan Lichtman, historiador político da American University (em Washington), alertou sobre prováveis danos políticos causados pela desistência de Trump em debater com Kamala. “A recusa dele em se engajar em outro debate envia uma mensagem terrível aos eleitores. É, pelo menos, uma admissão tácita de que ele se saiu muito mal na terça-feira e não pretende se expor ao escrutínio novamente. Normalmente, os Estados Unidos realizam mais de um debate entre os candidatos presidenciais”, explicou ao Correio.

Sem surpresas

Professora de ciência política da Northeastern University (em Oakland, Califórnia), Martha Johnson disse à reportagem que não se surpreendeu com a decisão de Trump. “Ele e sua equipe de campanha devem saber que o debate de terça-feira em nada ajudou, ante seu desempenho. Estão provavelmente preocupados com o fato de que outros debates lancem holofote sobre Kamala perante os eleitores e aumente a aprovação pela candidata democrata”, observou. “Suspeito que a falta de um duelo televisivo adicional não afetará a avaliação dos eleitores sobre Trump, embora seja uma lástima para Kamala, que, provavelmente, teria se beneficiado.”

Para David Karol — professor do Departamento de Governo e Política da Universidade de Maryland —, Trump sabe que o debate foi ruim. “Ele não está ansioso em busca de outra oportunidade. De qualquer forma, não creio que a decisão do republicano de debater uma única vez afetará muitos eleitores indecisos”, avaliou, por e-mail.

“Não acredito que o debate da última terça-feira possa movimentar as pesquisas mais do que um ou dois pontos percentuais”, explicou ao Correio Charles H. Stewart III, professor de ciência política do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ele entende que um duelo tardio poderia ter mais influência, pois seria realizado perto das eleições. “Mas tantas pessoas já se decidiram que é difícil imaginar que isso faça grande diferença.”

 

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O argumento de Trump para não voltar a debater com Kamala Harris
A teoria da conspiração trumpista que acusa Kamala de ter usado um brinco disfarçado de escuta no debate
https://www.osul.com.br/campanha-de-trump-sabe-que-debates-podem-beneficiar-kamala-dizem-especialistas/ Campanha de Trump sabe que debates podem beneficiar Kamala, dizem especialistas 2024-09-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar