Domingo, 26 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de maio de 2023
A maior parte das doses foi aplicada em pessoas com mais de 60 anos
Foto: Arquivo/SESPorto Alegre aplicou 190.954 doses de vacina contra influenza (gripe) desde o início da campanha de imunização, em 10 de abril. Os dados estão disponíveis no LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde. A campanha tem prosseguimento até 31 de maio. A Secretaria Municipal de Saúde da capital manterá doses em todas as salas de vacina, de acordo com o horário de funcionamento de cada local.
A maior parte das doses foi aplicada em pessoas com mais de 60 anos (125.029 doses). O montante de doses feitas corresponde a uma cobertura de 26,6% da meta alcançada até o momento. O ideal é alcançar 90% para proteger a população contra as complicações causadas pelos vírus Influenza.
A vacina protege contra os vírus influenza A (H3N2 e H1N1) e B. A estimativa da Secretaria Estadual da Saúde é de aumento de casos de influenza A neste ano. A partir da administração da vacina, o organismo necessita de 15 dias para criar os anticorpos necessários para garantir a proteção contra os vírus.
“Por isso, é indicado que a vacina seja recebida o mais cedo possível em relação à chegada das temperaturas mais baixas”, enfatiza a enfermeira Renata Capponi, chefe do Núcleo de Imunizações Zona Sul da SMS. As campanhas de vacinação contra Covid-19 e contra gripe ocorrem de forma simultânea e não há contraindicação para as vacinas serem aplicadas de forma concomitante para os públicos aptos a receber as doses.