Sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Menor Campanha do Ministério da Saúde incentiva testes para HIV

Compartilhe esta notícia:

Uma das metas é eliminar a transmissão vertical do vírus, de mãe para filho, um desafio de saúde pública em todo o mundo. (Foto: Reprodução)

A partir da estimativa de que 135 mil pessoas vivam com HIV no Brasil sem sabê-lo, o Ministério da Saúde lançou nova campanha publicitária para incentivar a testagem e, consequentemente, o diagnóstico precoce. Com o tratamento adequado, o vírus fica indetectável, e a pessoa não desenvolverá a Aids. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, apresentou a campanha em Brasília em 1º de dezembro, ocasião na qual divulgou dados atualizados sobre a infeção no país.

“A prevenção é feita com informação. É necessário que as organizações façam esse trabalho em conjunto”, afirmou a representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Katyna Argueta, que participou do evento de lançamento da campanha, em Brasília (DF).

O PNUD mantém, em parceria com o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde, o projeto de promoção do acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento às IST, HIV/Aids e hepatites virais para populações-chave e demais populações prioritárias.

Essa cooperação tem como resultado esperado aprimorar as capacidades de instituições governamentais, nacionais e subnacionais e da sociedade civil para formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas setoriais e intersetoriais universais e políticas focadas nas populações mais vulneráveis.

Infecção maior entre os jovens

Assim como registrado nos últimos anos, a infecção por HIV cresce mais entre os jovens no Brasil. A maioria dos casos no país é registrada na faixa etária de 20 a 34 anos, com 18,2 mil notificações (57,5%). Em 2018, 43,9 mil casos novos de HIV foram registrados no país. A notificação para infecção pelo HIV passou a ser obrigatória em 2014, assim como o tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV, independentemente do comprometimento imunológico.

A medida trouxe mais acesso ao tratamento e aumento de diagnósticos. Em toda a série histórica, a maior concentração de casos de aids também está entre os jovens, em pessoas de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, com 492,8 mil registros.

Prevenção

A campanha publicitária lançada pelo Ministério da Saúde neste ano celebra as conquistas nos 31 anos do Dia Mundial contra a Aids. Com o conceito “HIV/aids. Se a dúvida acaba, a vida continua”, a ação tem objetivo de ampliar a percepção sobre a importância de prevenção, teste e tratamento do HIV. A comunicação ressalta que, caso o teste de HIV der positivo, com o tratamento adequado, o HIV pode ficar indetectável e a pessoa não desenvolve a aids. Todo o tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita, segura e eficaz.

Porto Alegre

Porto Alegre é a capital do Brasil com mais mortes por Aids do Brasil. Os dados foram apresentados em novembro pelo Ministério da Saúde, que lançou a edição deste ano do Boletim Epidemiológico. Apesar da redução nos índices de novos casos e mortes, o Rio Grande do Sul segue como o terceiro Estado do país com mais casos da doença.

Mesmo com o grande número de casos, o orçamento da Coordenação Municipal IST/Aids vem sofrendo reduções constantes. Em 2019 o corte de verba do governo federal foi de aproximadamente R$ 700 mil, enquanto a previsão orçamentária do Município para o próximo ano será de cerca de R$ 500 mil, segundo a coordenadora, Caroline Ceolin Zacarias. “Tivemos uma diminuição do orçamento, mas temos tentado distribuir ele nos três pontos: prevenção, diagnóstico e adesão.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde Menor

Superior Tribunal de Justiça julga em 2020 mensalidades por faixa etária de planos de saúde
Um pesquisador brasileiro criou um aplicativo para detectar de forma precoce o Alzheimer
https://www.osul.com.br/campanha-do-ministerio-da-saude-incentiva-testes-para-hiv/ Campanha do Ministério da Saúde incentiva testes para HIV 2019-12-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar