Ícone do site Jornal O Sul

Governo do Canadá vai acabar com a exigência de vistos a brasileiros que queiram viajar para lá

Objetivo do governo é incentivar o comércio e o crescimento econômico do país. (Foto: Luciana Brum/Divulgação)

O Canadá anunciou que facilitará a entrada de brasileiros no país. A partir de março do ano que vem, quem já teve um visto canadense nos últimos dez anos ou que possui um visto válido para os Estados Unidos estará isento de apresentar um visto de turismo.

Para esses casos, será necessário, apenas, preencher um documento eletrônico denominado ETA (Electronic Travel Autorization), uma autorização eletrônica de viagem. A medida só será válida para turistas que chegarem por via aérea. A obrigação para o visto será mantida para as demais situações ou para quem chegar ao país por via terrestre ou marítima.

A mudança vale também para cidadãos da Bulgária, México e Romênia. Em nota divulgada no site, a imigração do país afirmou que o objetivo é “tornar mais fácil e rápido que viajantes legítimos desses países venham ao Canadá”. O governo declarou que facilitar viagens “incrementa o comércio e ajuda no crescimento econômico do país”.

ETA

No Plano de Ação Econômica de 2015, o governo já havia anunciado que o Canadá estaria expandindo a elegibilidade para a autorização eletrônica de viagem para os viajantes considerados de baixo risco. Porém, mesmo os viajantes aplicantes ao ETA serão pré-selecionados, a fim de identificar e prevenir aqueles indivíduos que possam gerar algum tipo de risco para o país.

A nova determinação, além de ser muito mais simples e sem burocracias, será gratuita. O processo também permite intercâmbios de até seis meses. O Canadá é, atualmente, um dos principais destinos dos brasileiros que fazem intercâmbio no exterior. Para efetuar o cadastro é só acessar o site do governo canadense.

Sair da versão mobile