Domingo, 27 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Câncer de mama: prótese de silicone é fator de risco? Veja mitos e verdades

Compartilhe esta notícia:

Existem muitas dúvidas sobre as causas, diagnóstico e tratamento para o câncer de mama.

Foto: Freepik
Promovida desde 2018, a ação integra a programação do Outubro Rosa da Santa Casa de Porto Alegre (Foto: Freepik)

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais na região das mamas, que formam um tumor que pode ser desenvolver rápida ou lentamente. A estimativa é que a cada ano, no Brasil, ocorram 66.280 novos casos da doença. Isso significa um risco de aproximadamente 61,61 casos novos a cada 100 mil brasileiras.

O câncer de mama  ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer no Brasil entre as mulheres. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas em 2020, 18 mil pessoas morreram em decorrência da doença.

Apesar dos números expressivos, ainda existem muitas dúvidas sobre as causas, diagnóstico e tratamento para o câncer de mama.

Anticoncepcional

Estudos recentes apontam para um risco baixo de desenvolvimento da doença devido ao uso de anticoncepcional. Segunda especialista, 1 a cada 80 mil mulheres que usam esse método contraceptivo pode desenvolver câncer de mama. A causa está relacionada principalmente à continuidade do tratamento. O aumento do risco desaparece de dois a cinco anos após a suspensão do medicamento.

Reposição hormonal

A reposição hormonal consiste na administração de hormônios femininos, em especial o estrogênio, para aliviar os sintomas da menopausa. Entretanto, já está bem documentado que esse tratamento aumenta o risco de câncer de mama.

O estrogênio é um estimulador de desenvolvimento e crescimento da doença: 60% dos cânceres de mama são dependentes desse hormônio. Por isso, o ideal é que isso seja bem discutido com um médico, que deve avaliar cuidadosamente se a pessoa realmente precisa dessa intervenção, assim como a presença de outros fatores, como histórico familiar de câncer.

Antitranspirantes

Existem diversos estudos que comprovam que nenhum deles é capaz de desenvolver câncer de mama em quem os usa.

Prótese de silicone é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama?
A colocação de próteses mamárias não aumenta as chances de desenvolvimento de câncer de mama, segunda a oncologista este é um mito comum, que costuma causar preocupação entre as mulheres.

Mesmo quem colocou o silicone após ter o câncer não precisa ter medo de desenvolver um novo tumor. No passado um tipo específico de próteses, conhecidas como texturizadas, estiveram ligadas a um tipo de tumor, que não o câncer de mama.

O autoexame 

O autoexame não substitui a mamografia ou qualquer exame de rastreio, isso porque somente eles são capazes de detectar a lesão que não é palpável, pequena ou pré malignas. A Organização Mundial da Saúde retirou o autoexame como uma técnica de diagnóstico precoce. O rastreio busca por lesões não aparentes, ou seja, aquela que até mesmo o paciente é incapaz de detectar. Da mesma forma idas ao médico periodicamente e os exames feitos no consultório, não substituem os exames de rastreio, como a mamografia.

Libido

É possível ter alteração na libido durante o tratamento, pois, a quimioterapia, por exemplo, diminui os níveis hormonais e isso reflete na libido. Para as mulheres que passaram pelo tratamento, os médicos indicam um tratamento que inibe o estrogênio, o que também reflete na libido.

Radiação

A radiação que esse exame passa para o paciente é muito baixo e não aumenta em nada as chances de desenvolvimento de câncer de mama na mulher. Nathalia afirma que, pelo contrário, a mamografia é um exame ímpar na detecção da doença e não deve deixar de ser feito.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Amazon lança novo Kindle no Brasil; conheça novidades
Conheça seis jeitos de conversar pelo celular sem ninguém saber
https://www.osul.com.br/cancer-de-mama-protese-de-silicone-e-fator-de-risco-veja-mitos-e-verdades/ Câncer de mama: prótese de silicone é fator de risco? Veja mitos e verdades 2022-10-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar