Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Câncer: Estados Unidos querem rótulos com aviso de risco de doença em bebidas alcoólicas

Compartilhe esta notícia:

A relação direta entre o consumo de álcool e o risco de câncer está bem estabelecida para, pelo menos, sete tipos da doença, independentemente do tipo de bebida consumido.

Foto: Reprodução
A relação direta entre o consumo de álcool e o risco de câncer está bem estabelecida para, pelo menos, sete tipos da doença, independentemente do tipo de bebida consumido. (Foto: Reprodução)

O cirurgião-geral e principal porta-voz do governo dos Estados Unidos para questões de saúde pública, Vivek Murthy, enfatizou a necessidade de que bebidas alcoólicas tenham rótulos avisando sobre seu potencial para câncer.

Em comunicado oficial, o médico disse que “a relação direta entre o consumo de álcool e o risco de câncer está bem estabelecida para, pelo menos, sete tipos da doença, independentemente do tipo de bebida consumido (cerveja, vinho ou destilados)”.

Câncer e bebidas alcoólicas

O relatório aponta que cerca de 100 mil casos de câncer e 20 mil mortes por ano nos EUA estão ligados ao consumo de álcool;

Ainda segundo Murthy, a bebida representa a terceira causa mais comum de câncer evitável nos EUA, e fica atrás somente do tabaco e da obesidade;

Em resposta ao conselho do médico, o Conselho de Bebidas Destiladas dos Estados Unidos (DISCUS, na sigla em inglês) citou relatório recente da Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina: “Os atuais avisos de saúde em produtos alcoólicos já informam há muito tempo os consumidores sobre os riscos potenciais do consumo de álcool”, frisou a vice-presidente de ciência do DISCUS, Amanda Burger.

O tipos principais de câncer ligados ao álcool são: mama, garganta, fígado, esôfago, boca, laringe e cólon.

As recomendações atuais nos EUA são de duas doses ou menos por dia para homens e uma dose ou menos por dia para mulheres. Contudo, o médico aconselha que esse padrão seja reavaliado. Ele ainda aborda várias ações para abordar a questão, como uma atualização nos rótulos de advertência existentes, pois, desde 1988, focam apenas nos riscos durante a gravidez e na operação de máquinas.

O comunicado também propõe ampliação de iniciativas educativas sobre os riscos de contrair câncer, intensificação de triagens médicas visando identificar consumo em excesso e ampliar o encaminhamento de pacientes para tratamento quando isso for necessário. Quem decidirá sobre uma eventual mudança no sistema é o Congresso dos EUA.

Trump

Mas há um porém: a poucos dias da destituição de Joe Biden do cargo de presidente dos EUA para a assunção de Donald Trump, Murthy deverá ser substituído por Janette Nesheiwat, indicada pelo presidente eleito.

Em contrapartida, Trump tem um histórico contrário às bebidas, visto que ele perdeu um irmão para o alcoolismo e não consome nada alcoólico, além de alertar acerca dos riscos do álcool.

Já o indicado dela para a Secretaria de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr., costuma frequentar sessões do Alcoólicos Anônimos (AA) e se mostra à disposição para lutar contra a dependência química, algo que já enfrentou no passado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Seis razões para consumir pimenta
Kate Middleton faz 43 anos, em meio a tratamento contra o câncer; “ano mais difícil” da princesa foi de teorias a onda de empatia
https://www.osul.com.br/cancer-estados-unidos-querem-rotulos-com-aviso-de-risco-de-doenca-em-bebidas-alcoolicas/ Câncer: Estados Unidos querem rótulos com aviso de risco de doença em bebidas alcoólicas 2025-01-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar