Jeremy Corbyn foi eleito líder do partido trabalhista britânico no parlamento, em uma vitória considerada surpreendente em primeiro turno com quase 60% dos votos. Corbyn vai agora definir a posição do partido em questões como cortes nos serviços públicos e de bem-estar. Ele começou sua liderança com um discurso para uma reunião em Londres, em apoio aos refugiados.
“A mídia e muitos de nós simplesmente não entendemos a visão dos jovens do nosso país. Eles se afastaram pelo modo que a política vem sendo conduzida. Nós temos e vamos muidar isto”, afirmou o vencedor. Corbyn é um dos vencedores mais inesperados da liderança do partido em sua história, depois de persuadir membros do Trabalho e apoiadores que o partido precisava ir adiante da era do “New Labour” de Blair e Gordon Brown.
Os adversários foram Andy Burnham, que conquistou 19% dos votos e Yvette Cooper, que terminou com 17%. O candidato apoiado pelo ex-primeiro-ministro Tony Blair, Liz Kendall, ficou com apenas 4.5%. Como líder do segundo maior partido no parlamento britânico, Corbyn pode chegar a primeiro-ministro caso o partido conquiste a maioria das cadeiras em eleições futuras.