Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Canoas promove mutirão de eletrocardiogramas neste final de semana

Compartilhe esta notícia:

Ao todo, 180 pacientes serão atendidos entre a manhã de sábado (19) e a tarde de domingo (20), nos hospitais Universitário (HU) e Nossa Senhora das Graças (HNSG).

Foto: Tony Capellão/Divulgação
Ao todo, 180 pacientes serão atendidos entre a manhã de sábado (19) e a tarde de domingo (20), nos hospitais Universitário (HU) e Nossa Senhora das Graças (HNSG). (Foto: Tony Capellão/Divulgação)

Para diminuir a fila de espera por exames, a prefeitura de Canoas inicia neste final de semana um mutirão de eletrocardiogramas (ECG). Ao todo, 180 pacientes serão atendidos entre a manhã de sábado (19) e a tarde de domingo (20), nos hospitais Universitário (HU) e Nossa Senhora das Graças (HNSG).

A ação segue até zerar a fila de pacientes que aguardam pelo exame. A meta é alcançar 720 eletrocardiogramas no mês de junho. Atualmente, 8.014 pessoas estão à espera desse tipo de exame.

A diretora de Regulação, Controle, Auditoria e Avaliação, da Secretaria Municipal da Saúde, Michele Feltrin, explica que, em função da pandemia e para garantir a segurança dos pacientes, sem aglomerações, não é possível marcar um grande número de pacientes para o mesmo dia.

Os agendamentos seguem a ordem na fila e são feitos pela Secretaria da Saúde. Por isso, é importante que os pacientes mantenham seus cadastros e telefones atualizados junto às suas unidades básicas de referência para que o município possa entrar em contato.

Demanda represada

O secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, explica que o número de exames poderá ser ampliado, conforme o comportamento da pandemia. No início de maio, o município de Canoas retomou, de forma gradativa, as consultas especializadas, os exames de diagnóstico e os procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade.

Levantamento realizado pela SMS identificou uma longa fila de espera formada nos últimos quatro anos. O total de pacientes à espera de consultas com especialistas era de 43.482. Outros 28.451 aguardavam a realização de exames de imagem e diagnóstico e 23.248 esperavam por cirurgias eletivas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Presidente da Câmara dos Deputados diz que governo deve enviar projeto sobre Imposto de Renda na próxima semana
Uso do cartão TRI por idosos é liberado nos horários de pico em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/canoas-promove-mutirao-de-eletrocardiograma-neste-final-de-semana/ Canoas promove mutirão de eletrocardiogramas neste final de semana 2021-06-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar