Ícone do site Jornal O Sul

Em Canoas, quase 31% da população já recebeu a primeira dose de vacina contra o coronavírus

Covid-19 volta a ser motivo de alta de internações em UTIs no Brasil. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo)

Desde o dia 19 de janeiro, a vacinação contra a Covid em Canoas (Região Metropolitana de Porto Alegre) contemplou com a primeira dose 106.578 pessoas, o equivalente a quase 31% da população geral do município. Ao todo, 41.647 já receberam a segunda injeção, que garante a resposta imune esperada para prevenir a doença.

Nesta sexta-feira (11), a campanha foi estendida à população de 55 anos sem comorbidades, nas 27 unidades básicas de saúde (UBSs). Já no sábado (12), será a vez dos caminhoneiros que residem no município.

A aplicação da vacina deve ter um crescimento significativo a partir da próxima semana, com a ampliação das faixas etárias e a inclusão de novos grupos, como industriários e trabalhadores da limpeza pública. Até a próxima quinta-feira (17), a imunização será expandida à população de 51 anos.

Central de Regulação

Dados do governo do Estado apontam a central de regulação de Canoas como a única a não registrar pacientes aguardando por leito de Covid-19, com base em informações extraídas na tarde de quinta-feira (10).

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, a taxa de ocupação era de 87,18% na UTI Covid, abaixo da média estadual (88,1%), e de 41,07% na Enfermaria Covid.

O secretário municipal adjunto da Saúde, Luiz Octávio Martins, destaca que este cenário é dinâmico e o número de leitos livres e ocupados altera em tempo real, conforme o fluxo de alta e internação de novos pacientes pelo processo de regulação do acesso aos leitos.

Sair da versão mobile