Inaugurado em 2020 por iniciativa da Prefeitura de Capão da Canoa, o Parque Náutico tem se mostrado um ponto de encontro frequente entre turistas e moradores do município e da região. O local, de 9,5 hectares, é uma Área de Preservação Permanente (APP) e inclui acesso à Lagoa dos Quadros, onde os visitantes podem se banhar.
O diretor do parque, Davenir Lima de Lima, destaca algumas regras básicas de convivência no espaço. Não é permitida a entrada com recipientes de vidro nem com caixa de som. “Aqui quem manda é a natureza”, ressaltou. Segundo ele, os animais de estimação são bem-vindos, desde que na guia. “As pessoas que por aqui passam entendem qual é o objetivo do parque e cuidam para colocar o lixo no lixo”, contou Davenir.
Além de ser um local adequado para caminhadas ao ar livre, o Parque Náutico oferece uma área com mesas e churrasqueiras, um playground e um espaço destinado à prática de esportes. “Eu acho que é bem seguro e é um lugar mais calmo do que a praia. É bom para ler e fazer palavras cruzadas”, contou a jornalista Suzy Scarton, que é de Porto Alegre e já foi ao parque algumas vezes.
Oferecendo uma infraestrutura completa de forma gratuita, com estacionamento para aproximadamente 600 veículos, banheiros, píer, bancos, iluminação, portaria e equipe de manutenção, o local recebe, em média, de 5 a 6 mil pessoas por semana. O parque fica próximo à cidade, bastando pegar o túnel de acesso que passa por debaixo da Estrada do Mar para chegar lá.
Além de todas as facilidades, a área também é adequada para fazer piqueniques e desfrutar de um pôr do sol sobre a lagoa. Para os que gostam de entrar na água, o trecho é próprio para banho, sinalizado com bóias, e conta com uma equipe de guarda-vidas para garantir a segurança dos banhistas.
A microempreendedora Fernanda Alves, que mora em Capão da Canoa, gosta de frequentar o parque com a família em todas as estações do ano e para comemorar datas especiais, como aniversários e o Dia dos Pais. “É um lugar ótimo, limpo e tranquilo. Sempre trazemos as visitas aqui. As crianças podem brincar mais à vontade, porque é bem seguro”, compartilhou.
O ambiente conta com um belo letreiro de Capão da Canoa e, desde o último dia 11, também com uma gruta em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes, que é padroeira do município. Além disso, o parque também recebe shows musicais em algumas ocasiões.
O espaço fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 13h30 às 20h, e sábado e domingo, das 10h às 20h.