Por Gabriella Rocha*
A Polícia Civil do Pará investiga a colisão que aconteceu no último sábado (6), entre uma balsa de passageiros com um pilar da ponte Rio Moju, responsável pelo desabamento da infraestrutura que liga os municípios do interior do estado do Pará com a região metropolitana. Conforme foi apurado, constatou-se que a embarcação estava sem licença para realizar o transporte da carga, que, por sua vez, ultrapassava o limite de peso permitido, carregando mais de duas toneladas de resíduos de dendê. Além disso, Capitania dos Portos informou que o proprietário estava com multas em aberto, o que proibia o veículo de estar em circulação.
Com o impacto, os outros três pilares que sustentavam a parte central da pista também foram afetados, causando o desmoronamento de cerca de 200 metros do trajeto.
Testemunhas afirmam que, no momento do acidente, dois veículos passavam pelo local e caíram no rio. No domingo (7), primeiro dia de buscas, apenas as quatro pessoas, que estavam na balsa, foram encontradas, sem ferimentos. Hoje (8), mergulhadores do Corpo de Bombeiros retomam as buscas no local.
*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas