Ícone do site Jornal O Sul

Capitania Fluvial de Porto Alegre celebra 170 anos

(Foto: reprodução)

A Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA) comemora, na próxima segunda-feira 15 de janeiro, seu 170º aniversário. A data será celebrada com a realização de uma cerimônia, que ocorrerá às 18h na sede da CFPA, e contará com a presença de autoridades civis e militares.

A CFPA tem como propósito contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere à defesa nacional; à salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação nas hidrovias interiores e à prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações ou suas instalações de apoio na sua área de jurisdição. Além disso, a Capitania é responsável pela formação de aquaviários e portuários e pela habilitação de servidores de órgãos públicos para a condução de embarcações.

Sua área de atuação compreende 359 municípios, incluindo a Capital do Estado, o que corresponde a 72% dos municípios do Rio Grande do Sul. A Organização Militar atua na Lagoa dos Patos, no trecho compreendido entre a foz do rio Guaíba e o alinhamento da Ponta de São Simão com a divisa dos municípios de Tapes (RS) e Arambaré (RS); e sobre os rios limítrofes com o estado de Santa Catarina na área sob sua jurisdição.

Criada em 15 de janeiro de 1848, como Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, a Organização Militar, pela Portaria nº 6 do Comandante da Marinha, assinada em 06 de janeiro de 2015, foi elevada à classificação de Capitania de 2ª Classe, passando a denominar-se Capitania Fluvial de Porto Alegre. Um ano e sete meses depois, em 8 de agosto de 2016, pela Portaria nº 238 do Comandante da Marinha, a Capitania Fluvial de Porto Alegre foi elevada à Capitania de 1ª Classe e passou a ter como Capitão dos Portos um Capitão de Mar e Guerra.

Localizada à Rua dos Andradas, 386, a CFPA conta atualmente com um força de trabalho de 102 militares. Mais informações sobre as atividades da Capitania podem ser obtidas na página www.marinha.mil.br/cfpa.

Sair da versão mobile