O carnaval em 2021 pode até não ser comemorado ou considerado feriado em muitos lugares no Brasil, mas a data continua existindo e tendo sua definição ligada à religião católica.
Se você já se perguntou por que o carnaval muda de data a cada ano, saiba que a resposta tem ligação com outra data, a Páscoa, que é definida como o primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de primavera, no hemisfério norte, e outono, no hemisfério sul.
Para saber quando é a Páscoa em 2021, por exemplo, verificamos a data do equinócio, que é o momento em que nenhum dos hemisférios está inclinado em relação ao Sol, com seus raios incidindo igualmente entre o sul e o norte, e ocorrerá no dia 20 de março.
O próximo dia, 21, será um domingo de Lua Crescente, e o consequente, 28, de Lua Cheia. Portanto, o domingo seguinte, dia 4 de abril de 2021, será a Páscoa.
Em geral, a data pode variar entre os dias 22 de março e 25 de abril, o que também interfere em outros feriados ligados à religião cristã.
O carnaval é celebrado 47 dias antes da Páscoa, e a Sexta-Feira da Paixão apenas dois. Já Corpus Christi é realizado 60 dias depois da Páscoa.
Quando será a data do carnaval 2021?
Em 2021, o carnaval será celebrado na terça-feira, 16 de fevereiro. Por conta da pandemia do novo coronavírus, cidades como Rio de Janeiro e São Paulo não terão os tradicionais desfiles de escolas de samba que ocorreriam entre a sexta-feira, 12, e o domingo, 14.
A data do carnaval é feriado em 2021?
O carnaval não é um feriado nacional, mas a administração pública federal definiu no calendário de 2021 os dias 15 e 16 de fevereiro como ponto facultativo, assim como o dia 17, Quarta-feira de Cinzas, até as 14 horas.
Como funciona o carnaval entre os servidores públicos?
Os servidores públicos do Poder Executivo são liberados, em regra, por meio de portarias, no âmbito de cada esfera de governo, seja ele federal, estadual ou municipal. É comum que seja decretado ponto facultativo na segunda, terça e na Quarta-Feira de Cinzas até as 12h. Já os Poderes Legislativo e Judiciário têm seus próprios calendários.
Como funciona para quem trabalha no regime 12×36 horas?
Para os trabalhadores que fazem a jornada 12 horas trabalhadas seguidas de 36 horas de folga, a lei já prevê compensações nesse regime de jornada, não havendo previsão de pagamento de horas extras se houver trabalho no dia de feriado.