Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de janeiro de 2023
A união da japonesa Sony com a Honda promete para 2026 um carro elétrico que chegará ao mercado sob a marca Afeela. Um protótipo foi revelado por Yasuhide Mizuno, CEO da Sony Honda Mobility, na apresentação da feira de tecnologia CES, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Anteriormente, as empresas anunciaram que o carro elétrico (EV, na sigla em inglês) será inicialmente fabricado pela indústria da Honda na América do Norte e contará com recursos de direção automatizada de nível 3 sob condições limitadas. Isso significa que o veículo poderá dirigir sozinho em situações como engarrafamentos, mas que o motorista humano deverá assumir quando o sistema solicitar.
O carro aproveitaria a experiência da Sony com inteligência artificial, entretenimento, realidade virtual e realidade aumentada para apresentar um novo modelo de veículo elétrico.
Novidades até agora
O que se sabe até agora é que mais de 40 sensores, incluindo diversas câmeras, radar, ultrassônico e Lidar (tecnologia ótica de detecção de objetos com laser), serão incorporados em todo o exterior do veículo, aprimorando a capacidade de detectar objetos e dirigir de forma autônoma.
Alguns sensores na cabine monitorarão o status do motorista com a intenção de evitar acidentes. Outros, por exemplo, incluem a integração de mídia externa na frente do carro que permite interagir com outros usuários da estrada e compartilhar as informações necessária.
De acordo com Mizuno, o Afeela tentará incorporar três temas principais, incluindo autonomia, aumento e afinidade.
Alguns acreditam que o novo EV das japonesas terá um preço para competir com outras montadoras premium, como Mercedes-Benz, BMW, Volvo e Audi, mas ainda não há informações sobre o valor.
A Sony disse que espera que seu software ofereça serviços de assinatura. Portanto, os proprietários dos veículos provavelmente terão que pagar uma taxa mensal para acessar determinados recursos.