Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 8 de setembro de 2015
De janeiro a agosto, as vendas de veículos, no mercado interno, caíram mais de 20% na comparação com o mesmo período do ano passado. A situação só não é pior para a indústria automobilística porque as exportações aumentaram 10%.
O curioso é que muitas vezes um carro produzido no Brasil é vendido por um preço bem menor no mercado internacional. A diferença pode passar de 50%. O economista Samy Dana explicou o que provoca essa diferença.
“Carros são caros no Brasil. Na verdade, muito caros. Para você ter uma ideia: quando você pega um sedan que custa 85 mil reais no Brasil; em outros países, como nos Estados Unidos, custa menos da metade.”
As justificativas são várias. “Primeiro, o imposto. No Brasil, a gente paga muito imposto. Aí você tem um imposto sobre imposto. Você tem um imposto na autopeça. Na hora que monta o carro tem outro imposto. Então, você tem um imposto em cadeia. Na geração da produção tem muito imposto”.
Dana também falou sobre o custo de mão de obra. “Aqui, a mão de obra é cara quando se olha a produtividade. O brasileiro tem uma produtividade relativamente baixa”, explicou.
“Além disso, a gente falou muito no ano passado, na Copa do Mundo, em infraestrutura. Na verdade, não é só aeroporto que precisa melhorar. Você tem os portos, mas uma ausência quase total de ferrovias. Então, é muito caro esse deslocamento. Somam-se esses fatores à margem de lucro e você fica com os carros mais caros do mundo.” (AG)