Uma coleção de nove cartas escritas pela princesa Diana nos primeiros anos de casamento com o rei Charles III – á época Príncipe de Gales – será leiloada por 20 mil libras, aproximadamente R$ 139 mil, na cotação atual, pela casa de leilões Julien’s Auctions. Em um dos bilhetes, é revelada uma briga entre Diana e Charles na lua de mel do casal por causa de Camilla Parker Bowles, atual rainha e esposa do monarca.
A primeira carta é datada de 14 de agosto de 1981, dois dias depois de Diana e Charles retornarem a Balmoral, na Escócia, após o cruzeiro de lua de mel de duas semanas a bordo do Royal Yacht Britannia.
“Um tremendo sucesso”, foi como a princesa descreveu sua lua de mel, mas frisou a briga que teve com o marido por causa das abotoaduras que Camilla lhe deu no casamento.
“Na nossa lua de mel, abotoaduras chegaram em seus pulsos. Dois C’s entrelaçados como o ‘C’ da Chanel. Entendi. Aí eu falei: ‘A Camilla te deu isso, não foi?’, e ele disse: ‘Sim, o que há de errado? É presente de uma amiga’. E, cara, nós tivemos uma briga. Ciúme, ciúme total. E foi uma ideia tão boa dela, mas dois ‘Cs’ – não foi tão inteligente”, disse a princesa à Maud Pendrey, ex-governanta de sua família.
A autora Penny Junor também descreveu em seu livro A Duquesa que as diferenças entre Diana e Charles surgiram ainda na lua de mel. Embora o futuro rei imaginasse nadar, ler, pintar e escrever cartas de agradecimento, Diana esperava conversar e passar tempo de qualidade no recém-casamento.
“Ele levou consigo suas aquarelas, algumas telas e uma pilha de livros do místico e escritor africânder Laurens van der Post, que ele esperava que ele e Diana pudessem compartilhar e depois discutir à noite. Diana, porém, não era uma grande leitora. Ela odiava seus livros e ficou ofendida por ele preferir enterrar a cabeça em um deles em vez de sentar e conversar com ela. Ela também se ressentiu por ele ficar sentado por horas diante de seu cavalete, e eles tiveram muitas brigas acaloradas. Um dia, quando Charles estava pintando na varanda do Britannia, ele saiu para olhar alguma coisa por meia hora. Ele voltou e descobriu que ela havia destruído sua pintura e todos os seus materiais”, disse Junor.
A casa de leilões Julien’s Auctions descreveu em seu site: “A coleção de cartas, que inclui notas de agradecimento, cumprimentos de Natal e outras correspondências, oferece uma visão rara da vida de Diana, além da imagem pública cuidadosamente elaborada. Essas cartas revelam uma mulher que, apesar de seu status real, permaneceu próxima das pessoas em sua vida, desde sua equipe até seus confidentes”.
O casamento de Diana e Charles terminou em divórcio em agosto de 1996, um ano antes de a princesa morrer em um acidente de carro em Paris. Charles se casou com a rainha Camilla em 2005.