Sexta-feira, 18 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Carta de renúncia do Papa Francisco já está pronta

Compartilhe esta notícia:

Foi o próprio pontífice que confirmou a existência do documento em entrevista ao jornal espanhol ABC, em 2022. (Foto: Reprodução)

O papa Francisco, de 88 anos, tem pronta uma carta em que renuncia ao cargo de líder da Igreja Católica caso sua saúde o impeça de permanecer no posto. A carta foi assinada pela Sua Santidade há cerca de dez anos. Foi o próprio pontífice que confirmou a existência do documento em entrevista ao jornal espanhol ABC, em 2022.

A carta está de posse do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. “Assinei a renúncia e disse a ele: ‘em caso de impedimento médico ou algo assim, aqui está minha renúncia. Você a tem'”, declarou Francisco.

Na ocasião, ele afirmou não ter receio que o mundo saiba da existência de sua carta de renúncia. “É por isso que estou contando, para que saibam”, disse, ressaltando não saber o que Parolin fez com o documento.

A saúde do Santo Padre virou notícia mundial e preocupa o Vaticano após ele precisar ser internado devido a uma pneumonia bilateral. Francisco foi hospitalizado em 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, com dificuldades para respirar.

Caso a renúncia seja efetivada, a previsão é que haja um novo Conclave (reunião de cardeais de todo o mundo a portas fechadas para escolher o novo papa) para escolher outro papa, algo parecido com o que aconteceu com o papa Bento XVI, que renunciou em 2013 alegando “idade avançada”.

A renúncia de um papa está prevista no Código de Direito Canônico, no artigo 332.2, que estabelece que, para ter validade, é preciso que seja de livre e espontânea vontade e não precisa ser aceita por ninguém. Uma vez tendo renunciado, não se pode mais voltar atrás.

A partir desse momento, começa então o período de Sé Vacante (tempo que transcorre entre o momento em que um papa morre ou renuncia até a escolha do sucessor). Segundo as regras da Igreja, o Conclave deve começar 15 dias após o período. As informações são da Folhapress.

Conclave

Um conclave é o processo utilizado pela Igreja Católica para eleger um novo Papa. O termo “conclave” vem do latim “cum clave”, que significa “com a chave”, referindo-se ao fato de que os cardeais são “fechados” em um espaço restrito, sem contato com o mundo exterior, até que uma escolha seja feita.

Os principais passos do processo são:

* Convocação

Quando o Papa morre ou renuncia, os cardeais que têm direito ao voto (aqueles com menos de 80 anos de idade) são convocados para o conclave. Isso acontece dentro de uma janela de 15 a 20 dias após o falecimento ou renúncia do Papa.

* Entrada no conclave

Os cardeais se reúnem na Capela Sistina, no Vaticano, e são isolados do mundo exterior. Nenhum tipo de comunicação com o mundo exterior é permitido, e eles são vigiados para evitar interferências externas.

* Votação

O processo de eleição começa com uma série de votações. Cada cardeal tem direito a um voto, e a eleição só é considerada válida quando um candidato recebe dois terços dos votos. Isso é feito de forma secreta, e os votos são depositados em uma urna. Em caso de empate, realiza-se uma nova rodada de votações.

* Fumaça branca ou preta

Após cada rodada de votações, os votos são queimados. Se o cardeal eleito é escolhido, a fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina é branca, indicando que houve uma eleição bem-sucedida. Se não houver um vencedor, a fumaça é preta.

* Anúncio

Quando um cardeal é eleito, ele é perguntado se aceita a eleição e, em seguida, escolhe um nome papal. Após sua aceitação, ele é apresentado à multidão na Praça de São Pedro e recebe o título de “Papa”. A fumaça branca é um sinal de que o processo foi concluído com sucesso.

* Finalização

O conclave termina assim que um novo Papa é escolhido e é oficialmente proclamado. Ele começa a cumprir as funções papais imediatamente após a sua eleição.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Rússia lança a maior ofensiva de drones contra Ucrânia em quase três anos de guerra
Elon Musk nega que vá cortar sinal da Starlink na Ucrânia se país não aceitar acordo sobre minérios
https://www.osul.com.br/carta-de-renuncia-do-papa-francisco-ja-esta-pronta/ Carta de renúncia do Papa Francisco já está pronta 2025-02-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar