Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Cartão de crédito rotativo: clientes poderão fazer portabilidade gratuita a partir de julho de 2024

Compartilhe esta notícia:

A decisão foi tomada na semana passada pelo Conselho Monetário Nacional

Foto: Reprodução
Faturas terão mais transparência. Titular será avisado do vencimento. (Foto: Reprodução)

Os clientes com dívidas no cartão de crédito rotativo, a linha de crédito mais cara do mercado, poderão fazer a portabilidade gratuita do saldo devedor de uma instituição financeira para outra a partir de 1º de julho de 2024. A decisão foi tomada na semana passada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), colegiado formado por ministros de Estado e pelo presidente do BC (Banco Central).

“Por exemplo, você vai buscar uma instituição financeira que te ofereça juros menores ou melhores condições de pagamento, e pedir a ela uma proposta. Com isso em mãos, você pode checar se o banco onde você tem a dívida original quer fazer uma contraproposta”, informou o BC, por meio de rede social.

Também na última semana, o CMN definiu que os juros cobrados não podem ultrapassar o valor original da dívida a partir de janeiro.

No caso da portabilidade das dívidas do cartão de crédito, ficou definido: a proposta da instituição proponente deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada; a instituição credora original que realizar uma contraproposta deve apresentar ao cliente, no mínimo, uma proposta de operação de crédito consolidada de mesmo prazo da operação proposta pela instituição proponente, para fins de comparabilidade dos custos. Caso aconteça, a portabilidade do crédito deve ser feita de forma gratuita.

Crédito mais caro do mercado

Em outubro, de acordo com informações do Banco Central, os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo somaram de 441,1% ao ano. Essa é a linha de crédito mais cara do mercado e deve ser evitada. O crédito rotativo do cartão de crédito é acionado por quem não pode pagar o valor total da fatura na data do vencimento.

O juro do crédito consignado, por exemplo, somou 24,6% ao ano em outubro, enquanto a taxa média cobrada das pessoas físicas totalizou 57,3% ao ano. A recomendação é que os clientes bancários paguem todo o valor da fatura do cartão de crédito mensalmente.

Em outubro, o volume do crédito rotativo ofertado pelos bancos somou R$ 65 bilhões, pouco mais de 10% do total do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento – que totalizou R$ 624 bilhões.

Por conta dos juros estratosféricos cobrados pelos bancos, a taxa de inadimplência do cartão de crédito rotativo, segundo dados do BC, somou 55% em outubro deste ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Saiba onde se vacinar contra a Covid-19 e a gripe nesta quarta-feira em Porto Alegre
Número de acidentes com fogos de artifício no Pronto Socorro de Porto Alegre aumenta em relação a 2022; veja cuidados nas festas de fim de ano
https://www.osul.com.br/cartao-de-credito-rotativo-clientes-poderao-fazer-portabilidade-gratuita-a-partir-de-julho-de-2024/ Cartão de crédito rotativo: clientes poderão fazer portabilidade gratuita a partir de julho de 2024 2023-12-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar