Terça-feira, 07 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de outubro de 2024
O documento tem validade de cinco anos, quando deve ser renovado.
Foto: DivulgaçãoA partir desta segunda-feira (14), as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em qualquer unidade da rede Tudo Fácil no Rio Grande do Sul. Após a solicitação da Ciptea, o requerente receberá informações sobre o prazo, estabelecido pelo protocolo, para retirada do documento.
A Ciptea tem o objetivo de garantir às pessoas com TEA a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento tem validade de cinco anos, quando deve ser renovado. Até outubro deste ano, mais de 28 mil carteiras haviam sido emitidas, 4 mil delas apenas em Porto Alegre.
Antes da disponibilização da Ciptea pelo Tudo Fácil, os gerentes de todas as unidades da rede foram capacitados pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders). Além das instruções procedimentais do serviço, a capacitação deu enfoque ao atendimento, que deve ser acolhedor ao cidadão que virá à unidade.
A oferta do serviço é resultado da parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Faders, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), firmada no início de outubro.
Em breve, a solicitação e entrega do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Baixa Renda também passará a ser oferecido pela rede Tudo Fácil. O serviço é destinado a pessoas com deficiência com renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. A oferta do serviço também é fruto do termo de cooperação assinado entre a SPGG e a Faders.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul