Ícone do site Jornal O Sul

Casa Branca diz que “evidências iniciais” indicam que Rússia abateu avião que caiu no Cazaquistão

A queda do avião comercial, que tinha 67 pessoas a bordo, matou 38 pessoas. (Foto: Reprodução)

A Casa Branca anunciou nesta sexta-feira (27), que acredita que o avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão na quarta-feira (25) foi derrubado pelo sistema de defesa da Rússia. Em entrevista coletiva, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, apontou que existem “evidências” que comprovam esta teoria.

“Vimos algumas indicações iniciais que certamente apontam para a possibilidade de que este avião foi derrubado por sistemas de defesa aérea russos”, disse Kirby, aos repórteres. Segundo o porta-voz, as provas iam além das imagens amplamente divulgadas dos destroços, mas não forneceu detalhes.

Kirby também ressaltou que Washington ofereceu ajuda nas investigações. Mais cedo, a Azerbaijan Airlines afirmou que “interferência física e técnica externa” causou a queda de seu avião da Embraer no Cazaquistão. No entanto, a empresa não detalhou que tipo de interferência seria essa.

O voo J2-8243 caiu na quarta-feira perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, após desviar de uma área no sul da Rússia onde Moscou usou repetidamente sistemas de defesa aérea contra drones de ataque ucranianos. A queda do avião comercial, que tinha 67 pessoas a bordo, matou 38 pessoas. Dos 29 sobreviventes, 11 permanecem em terapia intensiva.

(Estadão Conteúdo)

Sair da versão mobile