Embora “ninguém esteja de luto pela morte de Nasrallah, certamente lamentamos qualquer perda de vidas civis”, disse o porta-voz da segurança nacional dos Estados Unidos, John Kirby, neste domingo (29), depois do ataque israelense num bairro densamente povoado de Beirute ter matado o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.
“Não creio que alguém esteja de luto pela perda do Sr. Nasrallah, um terrorista conhecido, um cara com sangue americano nas mãos, bem como sangue israelense nas mãos. Esta é uma organização terrorista. Ele era o líder. E acho que as pessoas ficam mais seguras sem ele andando por aí”, disse Kirby.
Quando questionado sobre qual foi o número de civis mortos no ataque, Kirby disse: “Não podemos quantificar isso neste momento”.
“Estamos em contato com nossos parceiros israelenses sobre isso. Cada morte de civil é uma tragédia. E, certamente, embora, mais uma vez, ninguém esteja de luto pela morte de Nasrallah, certamente lamentamos qualquer perda de vidas civis”, disse Kirby.
Mais de mil pessoas foram mortas desde que os ataques de Israel no Líbano aumentaram na semana passada, de acordo com o governo libanês. O ataque que matou Nasrallah ocorreu numa série de explosões que destruíram edifícios residenciais numa zona movimentada dos subúrbios ao sul de Beirute. Israel acusou o Hezbollah de usar civis como “escudos humanos”.
Embora Kirby não tenha comentado o processo de tomada de decisão de Israel, ele enfatizou que os Estados Unidos e o presidente Joe Biden continuam a pressionar pela diplomacia e por um cessar-fogo.