Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 10 de agosto de 2017
O dia 10 de agosto de 2017 ficará marcado na vida do holandês Klaas Prinz, de 89 anos, como o dia em que ele embarcou para o país natal, onde pretende continuar a escrever uma história que foi interrompida pela 2ª Guerra Mundial. O conflito fez com que ele acabasse se afastando do primeiro amor. Após 72 anos de afastamento, o ex-combatente reencontrou a namorada Geerte Valk e agora vai morar dois meses ao lado dela.
Os dois se conheceram ainda na adolescência, quando Geerte foi trabalhar na casa de Klaas. Após algum tempo, começaram a namorar. No entanto, Klaas precisou servir ao Exército holandês na guerra. Quando terminou o serviço militar, ele foi morar em uma cidade a 180 quilômetros de distância da amada.
Com a dificuldade para manterem contato, os dois acabaram seguindo caminhos diferentes. Geerte casou com outro homem e seguiu morando na Holanda. Klaas ficou noivo e veio ao Brasil e se acomodou em Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná.
Os anos se passaram, os dois tiveram filhos, netos, bisnetos e ficaram viúvos. Após alguns anos de viuvez, Klaas se lembrou da primeira namorada e recorreu a um programa de TV holandês, para tentar revê-la. O encontro ocorreu na Holanda e logo os dois voltaram a se beijar.
Geerte veio ao Brasil para conhecer a família de Klaas. O tempo que passaram juntos, dizem, serviu para reacender de vez o carinho que eles tinham guardado no fundo da memória. Agora, eles pretendem viver juntos, no país em que o amor deles nasceu. (AG)