Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 8 de julho de 2019
Em julgamento pelo Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, nesta segunda-feira, o Grêmio teve o recurso aceito e foi absolvido no caso de acusação de uma suposta injúria racial contra Yony González, jogador do Fluminense, no confronto dos times pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 5 de maio.
Condenado pela 5ª Comissão Disciplinar ao pagamento de multa de R$ 30 mil com base no artigo 243-G, parágrafo 2º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, no julgamento de 18 de maio, o clube recorreu da decisão e conquistou a absolvição, pelo placar de 5 votos a 2.
Durante a sessão, o auditor relator do recurso, o Dr. Mauro Marcelo de Lima e Silva, em seu voto, citou a pluralidade que constitui a história do clube gaúcho, fazendo referência a Lupicínio Rodrigues, autor do hino do Clube, e a Coligay, torcida LGBT precursora nas arquibancadas do país. O auditor citou ainda as campanhas de conscientização promovidas pelo Grêmio e a iniciativa de abolir dos cânticos das torcidas organizadas que façam menção a qualquer tipo de preconceito.
*estagiária sob supervisão de Marjana Vargas