Sábado, 25 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de fevereiro de 2016
Conhecido, entre outros papéis, por interpretar o jornalista Bob Woodward em “Todos os Homens do Presidente” (1976), Robert Redford volta a viver um “homem da notícia” em “Conspiração e Poder”. O longa, que também conta com Cate Blanchett, Dennis Quaid, Elisabeth Moss e Topher Grace no elenco, tem estreia marcada para 10 de março no Brasil.
Na produção, que é baseada em uma história real, Redford interpreta Dan Rather, âncora do jornalístico “60 Minutes” quando o programa da CBS exibiu, em setembro de 2004, uma reportagem que investigava o serviço militar do então presidente americano George W. Bush. Com base em documentos, o jornal, produzido por Mary Mapes (Cate Blanchett) sugeria que Bush havia abandonado suas funções como militar, sem a permissão de seu superior, em 1972.
O presidente, então, afirmou que nunca havia recebido qualquer tipo de tratamento especial no serviço militar e que fora dispensado. Logo depois, a autenticidade dos documentos mostrados na reportagem começou a ser questionada e Rather admitiu, no ar, que ela não poderia ser comprovada. Com a controvérsia instalada, a CBS acabou demitindo Mary e várias outras pessoas da equipe do “60 Minutes”. Rather continuou na emissora, mas somente por mais dois anos.
O filme de James Vanderbilt é baseado no livro de memórias “Truth and Duty: The Press, the President and the Privilege of Power” (Verdade e Obrigação: a Imprensa, o Presidente e o Privilégio do Poder, em tradução direta), escrito por Mary Mapes.
Assista ao trailer: