O prefeito de Dunquerque, no norte da França, quer que a atriz Catherine Deneuve peça desculpa aos habitantes da cidade. Patrice Vergriete não gostou de declarações dadas pela diva do cinema francês à revista “Elle”, em que disse que Dunquerque é “triste” e um lugar onde o que dá certo são “os cigarros e o álcool”.
A cidade portuária serviu de locação para o mais recente filme protagonizado por Deneuve, “La Tête Haute”, que abriu o Festival de Cannes na última quarta (13). Na trama dirigida pela francesa Emmanuelle Bercot, Catherine é uma juíza de menores que tenta salvar um jovem do mundo do crime.
No Facebook, uma página pedindo o boicote ao filme foi criada por moradores da cidade revoltados com as declarações da atriz.
“Tenho o direito de pensar algumas coisas sobre Dunquerque, achei que havia um certo charme muito melancólico. Mas me parece anormal que uma frase negativa sobre a cidade adquira essa importância”, declarou a atriz em Cannes.
“O cinéfilo que sou e que viu o talento de Catherine Deneuve se exprimir em vários filmes está não apenas machucado mas também muito decepcionado”, afirmou o prefeito. O político disse que a cidade tem um animado carnaval de rua e se ofereceu, ainda, para acompanhar a atriz numa nova visita “Convido-a a voltar aqui, porque ela passou ao largo das nossas riquezas.”
Leia também: