Terça-feira, 31 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2016
Um homem de 60 anos morreu por gripe A (H1N1), em Caxias do Sul, na Serra. Trata-se da primeira vítima neste ano no município e o 19º óbito no Rio Grande do Sul. O paciente era hipertenso e estava internado no Hospital Virvi Ramos. Ele faleceu no dia 15 de abril.
Prevenção
Para evitar a disseminação da doença, são necessárias medidas simples, como lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool gel; proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra interna do cotovelo, evitando o uso das mãos; usar lenços de papel; manter os ambientes arejados, com bastante circulação de ar.
Postos abrirão no sábado
No sábado (30), Dia de Mobilização Nacional, as unidades de saúde de todo Estado deverão abrir para vacinação. Em Porto Alegre, os postos funcionarão das 8h às 17h. A meta, na Capital, é imunizar pelo menos 80% do público-alvo.
Integram o público-alvo pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres até 45 dias após o parto e pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.