Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Verão Pampa Corpo de Bombeiros Militar realiza o projeto Rede Praia Acessível em parceria com a Faders

Compartilhe esta notícia:

Guarda-vidas foram treinados para dar segurança e conforto para os usuários das cadeiras anfíbias.

Foto: Leonardo Andrades/CBMRS
Guarda-vidas foram treinados para dar segurança e conforto para os usuários das cadeiras anfíbias. (Foto: Leonardo Andrades/CBMRS)

Em cerimônia realizada no município de Capão da Canoa, no último sábado (13), a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), lançou o projeto Rede Praia Acessível. A iniciativa disponibilizou 13 cadeiras anfíbias ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) para serem utilizadas na Operação Verão Total 2023/2024. Desta forma, pessoas com deficiência (PcD), com mobilidade reduzida e idosos com dificuldade de locomoção terão oportunidade de banho assistido no litoral gaúcho. O projeto criou, ainda, 13 guaritas acessíveis, e o serviço será prestado pelos guarda-vidas do CBMRS.

O objetivo de estabelecer um ponto de banho assistido identificado é proporcionar um local com estrutura ampla de acessibilidade, segurança no mar e qualidade de vida. As guaritas acessíveis têm um padrão de identidade visual, com o símbolo da pessoa com deficiência, a fim de facilitar a visualização e o reconhecimento do ponto de banho. Aliado a tudo isso, o CBMRS capacitou os guarda-vidas para prestarem esse atendimento.

O subcomandante-geral do CBMRS e coordenador da Operação Verão Total, coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva, reforçou a importância da iniciativa. “Com esta parceria, o Corpo de Bombeiros Militar auxiliará a Faders no projeto de tornar a praia um local acessível às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, sem prejuízo do serviço operacional de prevenção e proteção ao afogamento”, disse.

Além de ceder as cadeiras anfíbias, a Faders escolheu os melhores locais para o ponto de banho assistido e prestará a assistência necessária para as manutenções periódicas nos equipamentos.

O presidente da Faders, Marquinho Lang, destacou que os locais de banho escolhidos foram pensados para que atendam a diversos requisitos de acessibilidade. Entre eles, estacionamento reservado para pessoa com deficiência, rampa de acesso da calçada, passarela de acesso à praia até o ponto mais próximo possível da guarita e banheiro adaptado.

Locais com cadeiras anfíbias para banho assistido:

Arroio do Sal: guarita 38

Arroio Teixeira: guarita 56

Balneário Pinhal: guarita 199

Capão da Canoa: guarita 76

Cidreira: guarita 180

Imbé: guaritas 111, 127 e 129

Quintão: guarita 215

Torres: guarita 3

Tramandaí: guaritas 148 e 159

Xangri-Lá: guarita 92

A Faders disponibiliza o Disque Praia Acessível pelo telefone (51) 98594-5900, que também tem WhatsApp, para informar os locais com acessibilidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Verão Pampa

Brigada Militar prende três homens com armas de fogo em Tramandaí
Maior churrasco de beira de praia do mundo, Paleta Atlântida espera receber mais de 100 mil pessoas em Xangri-Lá
https://www.osul.com.br/cbmrs-projeto-rede-praia-acessivel-faders/ Corpo de Bombeiros Militar realiza o projeto Rede Praia Acessível em parceria com a Faders 2024-01-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar