Sexta-feira, 03 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de dezembro de 2024
Em hipótese alguma, fogos de artifício e rojões devem ser disparados em direção à rede elétrica
Foto: O SulO uso indevido de fogos de artifício nas festas de fim de ano pode provocar acidentes ou causar falta de energia elétrica para a população. Por isso, é importante seguir algumas orientações em relação ao uso de fogos de artifício perto da rede elétrica.
O primeiro ponto a ser observado é a distância de postes e fiação elétrica. Em hipótese alguma, fogos de artifício e rojões devem ser disparados em direção à rede. “Além do perigo de interromper o fornecimento de energia para a população em uma data tão importante, como a virada do ano, existe ainda o risco ainda mais grave de provocar acidentes”, afirmou o executivo de segurança do trabalho da CEEE Equatorial, Pedro Henrique Guimarães Silva.
Caso algum objeto fique preso na rede elétrica, não se deve tocar ou se aproximar do local. Apenas profissionais da CEEE Equatorial estão capacitados para atuar na rede elétrica de forma segura.
No Rio Grande do Sul, é proibido o uso de fogos de artifício que produzam barulho de mais de cem decibéis e existem ainda legislações complementares em cada município.
Confira dicas da CEEE Equatorial para evitar acidentes:
– Não monte baterias de fogos ou faça disparos próximos à rede elétrica, tanto pública quanto residencial.
– Faça a queima de fogos em áreas livres e abertas e longe de vegetação próxima da fiação elétrica, transformadores e outros equipamentos.
– Compre artefatos com certificação e siga à risca as orientações dos fabricantes para evitar qualquer imprevisto.
Em caso de acidente, isolar o local para impedir a aproximação de pessoas, jamais tocar em fios partidos e acionar o Corpo de Bombeiros (193).
Voltar Todas de Rio Grande do Sul