Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de junho de 2015
A CEEE-D – Companhia Estadual de Energia Elétrica-Distribuidora – está correndo o risco de perder a concessão da Aneel. Para evitar isso, o presidente da estatal gaúcha, Paulo Tarso Pinheiro Machado, disse que a empresa adotará medidas drásticas para se adequar ao cenário nacional.
Entre as ações, estão o corte de gastos e venda de ativos, que visam ajustar a CEEE em nível nacional. Segundo o presidente, o contrato de concessão de 39 distribuidoras encerra no final do ano, incluindo o da companhia. Todas precisam apresentar indicadores de desempenho.Os da estatal gaúcha são dois: o primeiro de interrupção de energia e frequência das interrupções; e o outro de resultado econômico-financeiro.
Porém, a CEEE não conseguiu se ajustar em nível de despesas operacionais “àquilo que a Aneel exige e àquilo que uma empresa saudável precisa”. De acordo com o executivo, o investimento é fundamental, mas como há uma restrição orçamentária, é preciso estabelecer prioridades.
Machado acredita que é possível recuperar a empresa. A CEEE terá até 2017 para mostrar eficiência. Caso isso não ocorra, é muito provável que precise abrir mão do controle ao menos da distribuidora – existe outra empresa para as áreas de geração e transmissão, a CEEE-GT. Atualmente, a estatal tem um valor de mercado estimado entre 1,8 bilhão e 1,9 bilhão de reais.