Sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra inspira programação especial no RS

Compartilhe esta notícia:

Data foi oficializada como feriado nacional a partir deste ano. (Foto: Freepik)

Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) e suas instituições vinculadas prepararam uma programação especial ao longo deste mês. A iniciativa abrange mais de 20 eventos em Porto Alegre e outras cidades gaúchas para celebrar a efeméride, criada há 50 anos.

Além de lançamentos de livros, estão previstas rodas de conversa, palestras, painéis, exposições, oficinas, espetáculos de música e teatro. Um dos destaques é a mostra “Palmares Vive!”, do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul. Para conferir a programação completa, acesse o site cultura.rs.gov.br.

A assessora técnica de diversidade e inclusão da Sedac, Rochele Lino, ressalva que o Dia da Consciência Negra não é apenas uma homenagem, mas também um compromisso nacional com a valorização e o respeito pela cultura e identidade negras, tão profundamente entrelaçadas à história e formação do Brasil: “Ao fazermos isso, fortalecemos nossa sociedade e trabalhamos em direção a um futuro mais justo e harmonioso”.

Data emblemática

O Dia da Consciência Negra é celebrado como forma de valorização da cultura e identidade afro-brasileiras, por meio de ações de enfrentamento ao racismo (inclusive o estrutural) e do debate sobre a escravidão no País. A data foi criada em 1965 por intelectuais do Grupo Palmares, de Porto Alegre.

Outro objetivo da efeméride é promover o reconhecimento das contribuições da população negra à formação do Brasil. E reforçar a necessidade de se valorizar a diversidade étnica e cultural do País.

A data foi escolhida em alusão ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da da luta dos negros escravizados e que buscavam a liberdade. Em dezembro do ano passado, o 20 de Novembro foi oficializado como feriado nacional – até então, municípios e Estados regulamentavam a medida por meio de leis próprias.

“A celebração da data nacionalmente reforça a importância e a contribuição das culturas africana e afro-brasileira para a música, a dança, a culinária, a linguagem, a moda e até as práticas religiosas, enriquecendo profundamente o patrimônio cultural brasileiro”, pontua a titular da Sedac, Beatriz Araujo.

Ela complementa: “Trata-se de uma herança que reflete a história, a resistência e a resiliência do povo negro, que contribui para o desenvolvimento de uma cultura plural, diversa e vibrante, e que temos o dever de fomentar, incentivar e divulgar”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Litoral Norte gaúcho tem duas cidades no “Top 5” de melhores redes móveis de internet do Brasil
Prefeitura de Porto Alegre tenta atrair empresas para a construção de moradias próximas ao Arroio Cavalhada
https://www.osul.com.br/celebrado-em-20-de-novembro-o-dia-da-consciencia-negra-inspira-programacao-especial-no-rs/ Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra inspira programação especial no RS 2024-11-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar