A eterna guerra entre fãs de iPhone e fãs de Android ganha novos capítulos a cada lançamento de um novo celular da Apple e de rivais como Google, Samsung, Xiaomi, Motorola e tantas outras. Por vezes, a rivalidade se apoia em mitos e teorias que não correspondem à realidade.
Algumas suposições podem até gerar preconceito, como quando a atriz Maísa foi acusada de usar “telefone de pobre”. Ela tinha um Galaxy S24 Ultra, celular premium da Samsung vendido por a partir de R$ 6.861 – valor bem próximo dos R$ 6.850 cobrados pelo iPhone 15 Pro no varejo online.
Para desmitificar crenças sobre o Android e o iPhone, apresentamos seis informações confusas que pairam sobre a rivalidade entre os principais sistemas presentes nos smartphones do mercado.
1. iPhone é só para ricos
Mito. Uma afirmação que tem se perpetuado ao longo dos anos é a de que o iPhone seria um celular voltado para “pessoas ricas”, enquanto “pessoas pobres” usariam celulares com Android. Acontece que isso é errado por dois motivos. O primeiro é que há diversos modelos de celular Android que custam o mesmo ou até mais que um iPhone.
A Samsung, por exemplo, cobra a partir de R$ 4.459 pelo Galaxy S24, modelo mais básico da marca, enquanto a Motorola pede R$ 4.499 no Razr 40 Ultra, dobrável lançado no ano passado. Ambos são celulares premium, com ficha técnica poderosa, que rivalizam com o iPhone 15, vendido no varejo online por a partir de R$ 4.545.
Além disso, também há opções de iPhone para usuários que não buscam os modelos mais caros. O iPhone 13, lançado em 2021, custa a partir de 3.509, enquanto o iPhone SE de 3ª geração custa a partir de R$ 2.780 – valores bem próximos aos de modelos de outras marcas. A diferença, porém, é que a Apple não vende celulares intermediários ou de entrada.
2. iPhone não pega vírus
Mito. Apesar de o iOS ser conhecido como um sistema seguro, o iPhone não é exceção à regra e pode ficar vulnerável a ataques de hackers. De tempos em tempos, a Apple, assim como Samsung e outras fabricantes, lança atualizações de segurança com foco na correção de vulnerabilidades e brechas encontradas no smartphone. Essas vulnerabilidades podem estar presentes em aplicativos ou no próprio sistema.
3. O ecossistema da Apple é mais integrado
Verdade. Ainda que utilize peças, componentes e serviços terceirizados, a Apple é a responsável por toda a linha de produção dos seus aparelhos. Além disso, o software dos dispositivos também é desenvolvido e atualizado pela Apple. Esse controle proporciona uma integração única entre gadgets da marca, e faz com que aparelhos como o iPhone, o iPad, o Apple Watch, os AirPods, os MacBooks e tantos outros tenham perfeita sinergia e integração no funcionamento.
4. Android oferece mais opções de personalização
Verdade. O Android é conhecido desde sua origem por ser um sistema operacional versátil e aberto à personalização. É possível mudar os papéis de parede, aplicar “launchers” que mudam a aparência do sistema e escolher como organizar aplicativos e widgets na tela do celular. O usuário consegue, inclusive, adicionar personalizações que deixam o sistema com a cara do iPhone. E, apesar das recentes mudanças anunciadas para o iOS 18, o sistema do Google continua à frente do concorrente neste quesito.
5. iPhones recebem atualizações por mais tempo
Verdade. A Apple tem tradição de manter seus celulares atualizados por um longo período. Isso valoriza modelos de iPhone mais antigos como boas opções de compra, mesmo com o passar do tempo. Além disso, a empresa mantém uma das políticas de atualização mais transparentes entre as fabricantes de smartphones. No lançamento do iOS 17, em 2023, ela divulgou a lista de todos os dispositivos que receberiam o novo software, e incluiu aparelhos como o iPhone XR e o iPhone XS, de 2018.
6. Variedade de celulares Android é maior
Verdade. A variedade de celulares com Android é inegável. O sistema operacional está presente em aparelhos de entrada, intermediários, de topo e de luxo. Há também versões do software voltadas para smartphones com hardware mais modesto, como o Android Go, e versões aplicadas a aparelhos de outros nichos, como aparelhos de TV. A Apple, em contrapartida, lança um modelo de celular por ano, bem como suas variações. As informações são do site TechTudo.