O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai investigar a colisão entre dois T-27 Tucanos, em Pirassununga (SP), na tarde de sexta-feira (1º). Um dos aviões caiu, mas o piloto conseguiu se ejetar antes. O outro pousou em segurança.
O acidente aconteceu durante um voo de treinamento pela Academia da Força Aérea (AFA), que fica no município do interior de São Paulo. Esse foi o segundo acidente com avião da FAB em 9 dias.
A queda aconteceu por volta de 12h30 em um canavial ao lado da Estrada São Domingos. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), as duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da AFA, colidiram durante voo de instrução (treinamento).
Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. “O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB”, informou o órgão.
Segundo a Polícia Militar, o piloto do avião que caiu é um cadete do 4º ano na Academia da Força Aérea. Ele foi identificado apenas como Figueiredo e o nome completo não foi divulgado.
Após se ejetar, ele foi resgatado por uma equipe de salvamento da FAB e levado ao hospital da AFA sem lesões aparentes. Depois ele foi transferido para um hospital em Araras (SP) para a realização de tomografia por precaução.
O piloto que pousou em segurança não teve ferimentos. Não foram divulgadas informações sobre ele.
Outro caso
No dia 22 de outubro, um caça da Força Aérea Brasileira também caiu na Grande Natal. O piloto conseguiu se ejetar e foi resgatado por uma equipe de salvamento da própria FAB.
O avião caiu em Parnamirim, município da Grande Natal, em uma área de mata próxima a vários condomínios residenciais. De acordo com a FAB, o piloto direcionou a aeronave para uma região desabitada.
A aeronave F-5M se acidentou durante um voo de treinamento. Atendido inicialmente no hospital da FAB, o piloto foi transferido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, onde realizou uma tomografia e foi liberado. O piloto teve uma luxação no ombro.
Modelos
O T-27 Tucano é uma aeronave turbohélice que se tornou o treinador oficial da Academia da Força Aérea (AFA) nas últimas quatro décadas, substituindo o Cessna T-37. A instrução dos cadetes passou a ser feita no T-27 em dia 1º de julho de 1984.
Na Força Aérea Brasileira o Tucano foi usado em missão de instrução aérea, demonstração aérea e ataque, além de cumprir voos administrativos, de manutenção operacional e formação de controlador de defesa aérea.
Atualmente, é um avião de treinamento avançado, utilizado na instrução dos Cadetes Aviadores no último ano de formação. Devido sua cabine ser similar à de um avião de caça, isso ajuda a familiarizar os Cadetes a esse tipo de aeronave.
Além do Brasil, diversos outros países também utilizam o T-27 como aeronave de instrução devido a sua excepcional manobrabilidade.