Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de fevereiro de 2017
Centenas de butaneses que viajariam para os Estados Unidos dentro de um programa de realocação de refugiados ficaram em um limbo no Nepal após a decisão do governo de Donald Trump de suspender a chegada dessas pessoas.
“Como o presidente dos EUA suspendeu o programa de admissão de refugiados, não haverá nenhuma saída a partir do dia 3 de fevereiro até nova ordem”, informou Deepesh Das Shrestha, um funcionário do Alto Comissariado para os Refugiados, ao confirmar os termos da instrução determinada pelos EUA.
A Organização Internacional de Migrações, que estava coordenando a realocação dos refugiados butaneses, anunciou a suspensão aos moradores do acampamento do distrito de Jhapa, a cerca de 700 quilômetros de Katmandu, disse uma fonte do órgão.
A embaixada americana no Nepal não quis comentar a instrução, que afeta centenas de pessoas. O ativista Bhumpa Rei, defensor dos direitos dos refugiados butaneses, disse que cerca de mil pessoas esperam a viagem para os EUA, alguns deles com complicações médicas. No total, há 11.185 refugiados do país em acampamentos do Nepal.