Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de agosto de 2021
Ação ocorreu entre a noite de sexta-feira e madrugada deste sábado.
Foto: Robson Da Silveira/PMPAEntre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado (28), a Guarda Municipal de Porto Alegre dispersou cerca de 2,3 mil pessoas que estavam aglomeradas em pontos já tradicionais da boemia capital gaúcha. A exemplo do que tem ocorrido nos últimos fins de semana, o problema foi constatado nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento.
Sem distanciamento interpessoal, uso de máscara e outros protocolos, grupos se concentravam nas ruas Luciana de Abreu (400 pessoas) e Padre Chagas (300 pessoas), no bairro Moinhos de Vento, bem como em três pontos da rua da República (mil), Lima e Silva esquina com Sofia Veloso (200) e João Alfredo (400), no bairro Cidade Baixa.
Já no bairro Menino Deus, um bar foi autuado na rua Barão do Gravataí, por funcionar com clientes aglomerados e sem máscara.
Outro ponto incluído no roteiro da ofensiva contra os excessos na vida noturna da cidade é a última quadra da rua Fernando Machado, entre a Coronel Genuíno e a Marechal Floriano, no Centro Histórico.
Nesse trecho específico, uma série de bares tem atraído um público predominantemente jovem e que permanece aglomerado nas calçadas e ruas, não apanas desrespeitando leis municipais, como também causando poluição (de lixo e sonora) que é alvo de constante reclamação por parte dos moradores do entorno.
Realizada durante todas as sextas-feiras e sábados (ou mesmo em outros dias, quando necessário), a operação integrada reune a Guarda Municipal, Brigada Militar (BM), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Diretoria-Geral de Fiscalização da prefeitura.
O objetivo principal é manter a segurança sanitária da população através do cumprimento dos protocolos de prevenção à covid. “As ações de contenção dos excessos, aliadas à orientação e prevenção, ajudam na garantia da segurança sanitária”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento. Denúncias podem ser feitas por meio dos telefones 153 e 156.
Balada Segura
Além disso, na avenida 24 de Outubro, também no Moinhos de Vento, foi realizada uma barreira da operação “Balada Segura”. Saldo: 48 veículos abordados, com 31 autuações, duas carteiras nacionais de habilitação (CNH) apreendidas e dez veículos recolhidos.
Um condutor foi multado por embriaguez ao volante e conduzido para a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. A infração é classificada como gravíssima pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com aplicação de multa e suspensão do direito de dirigir.
(Marcello Campos)