Domingo, 23 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de agosto de 2016
A pedido dos responsáveis pela segurança da Olimpíada, a prova de maratona masculina, no próximo domingo (21), terá um esquema especial de segurança.
Militares das Forças Armadas estarão em todo o percurso diferente do que aconteceu no domingo (14) na prova feminina, quando a Polícia Militar do Rio cuidou da segurança externa da competição. A informação foi confirmada na tarde desta sexta (19) pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann.
Jungmann assinou nesta tarde de sexta uma medida que amplia a atuação do Exército para a prova. Como a decisão saiu há pouco, o Comando Militar do Leste ainda define o número de militares que será disponibilizado para a maratona.
“Haverá militares em todo o percurso da maratona. A decisão vale ainda para o transporte de autoridades do Palácio Itamaraty, no Centro do Rio, ao Maracanã para a cerimônia de encerramento”, afirmou o ministro da Defesa.
A reportagem apurou que houve um entendimento entre os organizadores de que o percurso apresentou vulnerabilidades e risco para as atletas da maratona feminina. Uma delas foi o grande número de pessoas nas passarelas do Aterro do Flamengo durante a passagem das corredoras.
Além disso, durante a prova de maratona feminina , no domingo (14), quatro pessoas invadiram a pista. Todas elas foram impedidas por policiais rodoviários federais e da Força Nacional de chegar às corredoras.
Uma falsa bomba também foi jogada e detonada pela Polícia Federal ao longo do percurso.
A largada da maratona está programada para 9h30, enquanto a cerimônia de encerramento começará às 20h. (Folhapress)