Ícone do site Jornal O Sul

Cerimônia marca encerramento de missão no Haiti

Crédito: Divulgação)

O Comando Militar do Sul (CMS) realizará, no próximo dia 1º de novembro, uma cerimônia alusiva ao encerramento da MINUSTAH – Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti. O evento acontecerá no 3º RCG – Regimento Osorio (Av. Salvador França, 201 – Partenon) às 10h e reunirá militares dos diversos contingentes que participaram da missão. A cerimônia será uma oportunidade de enaltecer a participação de militares brasileiros, da ativa e da reserva, que participaram de tão importante Missão de Paz.

A MINUSTAH foi criada em fevereiro 2004, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para restabelecer a segurança e a normalidade institucional do Haiti, após sucessivos episódios de turbulência política e de violência. O Brasil comandou o componente militar da Missão (de 2004 a 2017), que teve a participação de tropas de outros 15 países. No total, 37.500 militares das Forças Armadas brasileiras atuaram nessa Missão.

Ao longo do período de atuação das Forças Armadas brasileiras, a população haitiana foi apoiada em duas catástrofes naturais que atingiram o país. No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto causou a morte de mais de 200 mil pessoas e, em 4 de outubro de 2016, o furacão Matthew causou inundações e deixou milhares de desabrigados.
Mais detalhes, vídeos, fotos e relatos em www.eb.mil.br/web/haiti.

Sair da versão mobile