O Food Hall Dado Bier, em parceria com a indústria de erva-mate Baldo, anuncia uma novidade para o mês de setembro: uma cerveja Dado Bier especial com erva-mate. A colab entre as duas marcas genuinamente gaúchas visa homenagear o Mês Farroupilha, celebrando as tradições com uma proposta inovadora que une a cultura do chimarrão e a produção artesanal de cerveja.
Neste sábado (14), a partir das 10h, será iniciada a produção da nova cerveja na microcervejaria localizada no segundo andar do Bourbon Shopping, em Porto Alegre, dentro do Food Hall Dado Bier.
A Receita e o Processo
A base escolhida para a cerveja é uma Belgian Blonde Ale, famosa por sua complexidade de notas frutadas e condimentadas, características que se harmonizam perfeitamente com a erva-mate Baldo, conhecida pelas suas propriedades únicas.
É encorpada, intensa e dourada, resultado de um processo que vem sendo aprimorado desde 1920 e que traz um equilíbrio ideal entre o frescor das ervas verdes brasileiras e a intensidade da erva repousada ao padrão uruguaio.
Segundo Thiago Martini, mestre cervejeiro da Dado Bier, o processo de fabricação envolve a utilização da erva-mate tanto na fase quente, durante a fervura, quanto na fase fria, durante a maturação.
“Vamos buscar trazer o sabor característico da erva-mate, mas sem deixar a cerveja pesada. A ideia não é simular um chimarrão, mas sim evocar a memória e as características dessa planta tão importante para o povo gaúcho”, afirma Martini.
Diferente da já conhecida Ilex, cerveja sazonal que a Dado Bier produziu no passado também com erva-mate, essa nova criação promete trazer uma abordagem inédita. A Belgian Blonde Ale será clara, com teor alcoólico moderado (cerca de 5%) e corpo médio, ideal para equilibrar o amargor suave da erva-mate. O baixo índice de amargor (IBU) também foi pensado para não competir com as notas sutis da planta.
Uma homenagem à história
Além de ser uma celebração ao 20 de setembro, a data máxima dos gaúchos, a cerveja também presta homenagem à Dado Bier Ilex, a primeira cerveja no mundo a usar erva-mate em sua composição. Lançada em 2006, a Ilex utilizava a Ilex paraguariensis (erva-mate), lúpulos, água mineral e uma combinação de maltes importados.
Embora essa cerveja já não faça parte do portfólio da Dado Bier, a nova produção colaborativa com a Baldo – maior exportadora de erva-mate do Brasil cuja matriz se localiza em Encantado – busca resgatar a memória dessa inovação, trazendo um toque moderno e diferente.
Além de Encantado, a Baldo administra unidades em Canoinhas-SC, São Mateus do Sul-PR, onde opera a fabricação da linha Chá Mate, Prudentópolis-PR e Palmeira de Goiás-GO. São mais de 500 colaboradores diretos.
A organização ainda tem o comando acionário da renomada marca Canárias, no Uruguai, um dos maiores mercados da Baldo. Buscando agregar o portfólio da marca, a empresa centenária fundada em 1920 também atua no desenvolvimento de uma linha de chás derivados da erva-mate, que podem ser consumidos quentes ou gelados, puros ou com saborizantes.
“Estamos muito orgulhosos por essa colab com uma marca consagrada como a Dado Bier. Para a Baldo, qualidade é um valor inegociável. Somos uma marca que desde 1920 prima por excelência em processos do início ao fim da produção de erva mate pura folha. Todos os nossos produtos são pensados para uma experiência de sabor memorável, desde o chimarrão até os chás e produtos de food service. Temos verdadeira obsessão com isso. Portanto, esse novo conceito da cerveja Dado Bier com a erva mate Baldo é também uma comprovação e reconhecimento de nossa qualidade e das possibilidades que nosso produto oferece”, destacou o diretor da Baldo, Leandro Gheno.
SERVIÇO
Início da produção da cerveja colaborativa
Sábado, dia 14 de setembro
A partir das 10 horas
Food Hall dado Bier: Localizado no Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 80 – Passo d’Areia, Porto Alegre)