Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de janeiro de 2025
O gabinete de Netanyahu não detalhou quantos reféns serão libertados neste domingo
Foto: Reprodução de vídeoApós Israel e Hamas chegarem a um acordo nesta semana, uma primeira leva de reféns sob poder do grupo terrorista será libertada neste domingo (19), afirmou nesta sexta-feira (17) o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Cerca de cem pessoas que foram sequestradas pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 em Israel ainda estão sob poder do grupo, e a devolução delas é um dos pontos do acordo, que prevê também que Israel liberte centenas de palestinos presos no país e interrompa os bombardeios na Faixa de Gaza.
A previsão de liberação dos reféns foi feita após o Gabinete de Segurança de Israel, órgão formado após o início da guerra na Faixa de Gaza, aprovar o acordo nesta sexta-feira. Esse passo era necessário para que os termos do acerto fossem aplicados por Israel.
O último passo, agora, da parte israelense, é a aprovação do acordo também no Conselho de Ministros – há alas mais e menos radicais entre os ministros de Netanyahu, mas a previsão é de que o conselho também aprove o texto.
O gabinete de Netanyahu não detalhou quantos reféns serão libertados neste domingo e também não citou nomes, mas um deles seria um bebê que foi sequestrado quando tinha apenas 10 meses. A primeira fase do acordo prevê a libertação total de 33 reféns, mas o gabinete israelense não informou se todos eles serão devolvidos neste domingo.
Também nesta sexta, o Hamas disse que os pontos de discórdia do acordo foram totalmente resolvidos.