Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de agosto de 2023
O acendimento da pira marca o início das comemorações, na capital gaúcha, dos 201 anos de Independência do Brasil.
Foto: Divulgação/PMPAO Fogo Simbólico da Pátria chegou, no final da tarde desta sexta-feira (22), à prefeitura de Porto Alegre. Conduzida por integrantes da Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, eles percorreram a maratona cívica da Região Metropolitana.
O acendimento da pira marca o início das comemorações, na capital gaúcha, dos 201 anos de Independência do Brasil. Em ato solene, nas escadarias do Paço municipal, o presidente do Conselho Consultivo da Liga de Defesa Nacional, coronel Marco Danghi Pinheiro, e o prefeito Sebastião Melo acenderam a Pira da Pátria.
O Fogo Simbólico ficará no local até o dia 1º de setembro para visitação pública quando uma centelha será levada por atletas até o Monumento do Expedicionário, no Parque Farroupilha, dando início, oficialmente, às comemorações da Semana da Pátria.
Dali, uma centelha segue para o Acampamento Farroupilha e outra para o Movimento Tradicionalista Gaúcho.
O prefeito destacou o simbolismo do ato. “Com o recebimento da chama, marcamos o início das celebrações dos 201 anos da Independência do Brasil e mantemos viva esta tradição”.
Neste ano, a Liga da Defesa Nacional, durante a realização da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, promove dois temas para serem difundidos e estudados: o primeiro, em âmbito nacional, é o centenário da morte de Rui Barbosa; e o segundo, regional, é o centenário da Revolução de 1923, no Rio Grande do Sul.