Domingo, 19 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de junho de 2015
Em reunião com o vice-presidente da República, Michel Temer, o ministro de Relações Exteriores do Iraque, Ibrahim al-Jaafari, pediu nessa terça-feira (2), em Brasília (DF), o apoio do Brasil no combate ao Estado Islâmico e ressaltou que tem oportunidades de negócios, especialmente na área petrolífera, para empresas brasileiras. Ele também destacou o desejo de investir no Brasil.
Temer sugeriu levar uma comitiva de empresários ao Iraque para ampliar os investimentos naquele país. Em 2014, o Brasil exportou 227 milhões dólares, especialmente em carnes, para o Iraque, e importou 1,4 bilhão de dólares, sobretudo em combustíveis. O vice-presidente disse ao chanceler que o Brasil tem grandes programas de ampliação de infraestrutura que poderiam receber investimentos do Iraque.
Al-Jaafari relatou a Temer o esforço do Iraque para conter a expansão do grupo extremista e agradeceu a posição do Brasil de combate ao terrorismo. O chanceler iraquiano afirmou que o perigo representado pelo grupo atinge o mundo inteiro, e não apenas a região do Oriente Médio. Ressaltou ainda que deseja ampliar as parcerias na área da cultura entre Brasil e Iraque, que têm relações diplomáticas desde 1939.
Nas últimas semanas, a organização tem avançado no Iraque. Com o exército nacional em fuga, o Estado Islâmico vem conquistando amplos territórios. (AG)