Ícone do site Jornal O Sul

Chega a cem o número de municípios gaúchos afetados pelo mau tempo

Defesa Civil segue com o trabalho de assistências às famílias que foram atingidas. (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Subiu para cem o número de municípios atingidos pelos eventos climáticos que ocorrem desde o dia 7 no Rio Grande do Sul. Agora, também estão na lista as localidades de Barão, Capitão, Esmeralda, Ipê e Travesseiro.

Quanto aos atingidos, são 31.604 residências e 132.736 pessoas, conforme o governo do Estado. Desse total, chega a 2.431 o número de famílias desalojadas (em casas de amigos ou parentes), e a 1.517 desabrigadas (acolhidas em abrigos).

A Defesa Civil segue com o trabalho de assistência às famílias que foram atingidas, com a entrega de ajuda humanitária e apoio técnico das equipes junto às prefeituras. Cerca de 2,5 milhões de reais, oriundos do Estado e da União, já foram investidos para adquirir kits de auxílio.

Interessados em ajudar os afetados podem entregar donativos na Central de Doações, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (avenida Borges de Medeiros, n 1.501, em Porto Alegre) ou nas coordenadorias regionais e municipais de Defesa Civil. São necessários, principalmente, alimentos, água, materiais de higiene e limpeza, cobertores e colchões.

Luz

Na noite dessa sexta-feira, milhares de pessoas seguiam sem luz no Estado. Na área de concessão da AES Sul, a mais afetada pelas chuvas, eram 160 mil clientes – na quinta-feira, o número chegava a 490 mil.

Na abrangência da Rio Grande Energia, eram quatro mil clientes. Já pela Companhia Estadual de Energia Elétrica, cerca de nove mil clientes estavam sem luz, a maioria na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Água

Dos 316 municípios atendidos pela Companhia Riograndense de Saneamento, 14 estavam com seus sistemas de abastecimento afetados pelos recentes temporais: Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, General Câmara, São Sepé, Itaara, Sapucaia do Sul, Campo Bom, Canoas, Restinga Seca, Guaporé, Alegrete e São Vicente do Sul. O abastecimento deve ser normalizado até este sábado.

Desde a quarta-feira, três pessoas morreram no Estado devido às chuvas. Em Porto Alegre, o temporal deixou uma pessoa morta, além de 11 feridas.

Na noite dessa sexta-feira, houve chuva fraca na capital gaúcha e em cidades próximas, como Triunfo. Na Serra Gaúcha, por volta das 22h30min, eram registradas muitas trovoadas.

Sair da versão mobile