Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2016
A cheia dos rios, em razão da chuva intensa dos últimos dias, obrigou centenas de famílias a deixarem suas casas, especialmente na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Ao todo, são 138 que estão em residências de parentes ou abrigos municipais, conforme informações das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil.
Os moradores que precisaram sair de casa são dos municípios de Quaraí, que informou o número de 85 famílias atingidas; de Dom Pedrito, com 45 afetadas; e de Alegrete, onde oito foram prejudicadas pelas precipitações.
Todos os moradores das áreas atingidas têm recebido suporte por parte dos municípios, que são os responsáveis pela primeira resposta. Das três cidades, apenas Dom Pedrito já tem decreto cadastrado no Sistema Nacional de Defesa Civil para, depois da homologação, receber ajuda humanitária por parte do Estado.
Após homologada a situação de emergência, a Defesa Civil pode oferecer auxílio ao município com kits de higiene e limpeza, dormitórios, cestas básicas, água, telhas e lonas, entre outros.
Rios
Seis rios estão com nível acima do normal. São eles: o rio Quaraí; o rio Ibirapuitã, em Alegrete; o rio Santa Maria, em Dom Pedrito; o São Sebastião do Caí e o rio Taquari.
(Palácio Piratini)