Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Cheiro de machismo no ar

Compartilhe esta notícia:

Mulheres passam por “um dia de beleza” antes de assinar os papeis do divórcio. (Foto: Reprodução)

Mais uma vez as propagandas do O Boticário despertam polêmica nas redes sociais. Se em junho do ano passado, a empresa de cosméticos comprou briga com os mais conservadores ao mostrar casais homossexuais em suas lojas, desta vez a campanha é acusada de machismo.

O vídeo criado pela agência AlmapBBDO já ultrapassou os 6 milhões de visualizações no canal Youtube. O enredo começa com três mulheres, com aparência descuidada, falando sobre o fim de seus casamentos e, em seguida, seus ex-maridos comentam sobre a possível causa para a separação. Um deles relata: “Você se acostuma com um relógio, com anel, com carro”, comparando a um relacionamento.

Em seguida, O Boticário propõe “um dia de beleza” para as mulheres antes de assinarem a papelada do divórcio. A peça publicitária termina com os homens estarrecidos ao olharem para suas ex-esposas maquiadas e com um ar confiante, quando aparece a seguinte mensagem: “Tudo pode acabar, menos a sua confiança”.

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) já registrou quatro denúncias contra o comercial “Linda ex” e foi aberto um processo sobre o caso. Nas redes, as reclamações se espalharam. “Que vergonha, O Boticário! Depois de uma campanha linda, como a do Dia dos Namorados de 2015, vem com um lixo desses em que a ‘fêmea’ tem que estar bonita para seu ‘macho’, caso contrário o relacionamento não vai para a frente?”, questiona uma internauta.

Mulher maquiada se sente mais confiante no comercial. (Foto: Reprodução)

Mulher maquiada se sente mais confiante no comercial. (Foto: Reprodução)

“Parece que as mulheres são culpadas por deixarem a vaidade de lado. Por que não propor ao homem para dar um trato no visual também? Homens também ficam feios, descuidados e ninguém fala nada”, reclama a fundadora do movimento feminista Toplessinrio, Ana Paula Nogueira.

Marina Curak, coordenadora do grupo Feminista Juntas!, que tem mais de 15 mil seguidores no Facebook, avalia que o comercial reforça o estereótipo de que “a mulher é responsável pelo sucesso ou fracasso do relacionamento”. “A mulher é muito mais do que beleza. Não precisa se maquiar ou ter um dia de beleza para ser confiante”, completou ela.

O Conar explicou que todas as denúncias alegavam que a publicidade tinha um caráter machista. Segundo o órgão, o processo, que foi aberto na segunda-feira, passará por um julgamento do colegiado, previsto para fevereiro. A punição, caso a empresa seja condenada, pode ser a retirada do ar ou a alteração do comercial. O órgão informou que notificou a empresa, mas O Boticário respondeu que ainda não recebeu o processo.

A empresa afirmou que valoriza a atitude, a autoconfiança e o olhar positivo sobre a vida. “A proposta do filme é mostrar como as pessoas tornam-se mais seguras , confiantes e dispostas a despertar o que há de melhor em sua essência quando se sentem bonitas. Acreditamos que a beleza é um estímulo para recomeçar”, informou a empresa. (AD)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Toda a radiação solar a que o corpo humano é exposto fica acumulada. Saiba o que fazer
700 moças enviaram seu currículo para viver a personagem Gabriela Cravo e Canela
https://www.osul.com.br/cheiro-de-machismo-no-ar/ Cheiro de machismo no ar 2016-01-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar