A Chevrolet anunciou nesta quinta-feira (31) um recall de 164.840 unidades da Spin, modelos 2013 a 2018, em razão de um problema na grade de entrada de ar abaixo do para-brisa, que pode ocasionar incêndio. O chassis envolvidos são DB100001 a JB152762.
De acordo com o comunicado, existe a possibilidade de entrada de água no compartimento do motor. Em grandes volumes, a água pode atingir a caixa de fusíveis e relés com possibilidade de curto-circuito. Nesses casos remotos, o motor de partida pode ser acionado repetidamente com possibilidade de incêndio e movimentação involuntária em modelos com transmissão manual.
A Chevrolet vai instalar gratuitamente uma vedação adicional na grade, o que deve levar cerca de 25 minutos. O serviço deve ser agendado em uma concessionária ou oficina autorizada.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja importante. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim. Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos. (AG)