Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo China aprova legislação antiterror que permite acesso a informações sigilosas

Compartilhe esta notícia:

Lei se propõe a "ajudar a manter a segurança mundial”, afirmou a agência . (Foto: Reprodução)

O Parlamento da China aprovou a primeira lei antiterrorismo da história do país, com um texto controvertido que dá amplas competências ao governo e exige que empresas de tecnologia repassem informações sigilosas, como chaves de criptografia, que permitiriam aos militares realizar operações contra o terrorismo no exterior. Mesmo após vários projetos similares terem sido criticados, por medidas que atentariam contra a liberdade de imprensa ou o direito de propriedade intelectual, o texto aprovado impôs restrições à forma como se poderá informar sobre ataques terroristas no país.

A lei se propõe a “enfrentar o terrorismo interno e a ajudar a manter a segurança mundial”, afirmou a agência oficial de notícias Xinhua. Até então, não havia legislação específica contra o terrorismo, que dependia de normativas como a Lei Criminal.

A aprovação da norma se dá em um momento de crescente preocupação diante do recentes casos de ataques terroristas internacionais. Especialistas acreditam que as autoridades chinesas impulsionaram a nova legislação em um contexto de violência étnica na região separatista de Xinjiang e de reforço no controle de dissidentes.

Li Shouwei, vice-líder da divisão de leis criminais do Parlamento, disse que o país está fazendo o mesmo que outros ao pedir que companhias tecnológicas ajudem na luta contra o terrorismo. “Esta regra está de acordo com o trabalho necessário para combater o terrorismo, e é basicamente o mesmo que outras grandes potências do mundo fazem.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Recessão brasileira durará 11 trimestres, diz Fundação Getulio Vargas
Substituição de Joaquim Levy por Nelson Barbosa no Ministério da Fazenda não mudou as previsões dos economistas para 2016
https://www.osul.com.br/china-aprova-legislacao-antiterror-que-permite-acesso-a-informacoes-sigilosas/ China aprova legislação antiterror que permite acesso a informações sigilosas 2015-12-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar